Tecnologias digitais: a matemática utilizada no funcionamen-to do global positioning system – GPS

Authors

  • Valéria de Fátima Maciel Cardoso Brum
  • Clovis Adilson Hauenstein
  • Igor Godoy Borges
  • Julius Kahoru Yassaki Filho

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-006

Keywords:

Tecnologias Digitais, Sistemas de Equações, Geogebra, Scratch, GPS

Abstract

O presente artigo trata da aplicação de uma sequência didática sobre o funcionamento de Tecnologias Digitais utilizando o funcionamento do Global Positioning System (GPS) e a as suas relações com a Matemática. Buscamos desenvolver uma atividade usando conceitos matemáticos relacionados a de Geometria Analítica, como distância entre dois pontos, equação da circunferência, sistemas de coordenadas no espaço, distância de dois pontos no espaço, esfera, sistema de triangulação das esferas e a Álgebra Linear por meio da  Resolução de Sistemas Lineares, que estão presentes na BNCC, para explicar o funcionamento do GPS para alunos da 2ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual  Coronel Pilar no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. As atividades foram desenvolvidas usando tecnologias digitais como o GeoGebra, Scratch  e o Google Earth. Constatamos que com a aplicação da atividade foi possível aos alunos resgatarem habilidades trabalhadas em anos anteriores, além de aprenderem novos conceitos, desenvolvendo novas habilidades.

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Published

2024-04-02

How to Cite

Brum, V. de F. M. C., Hauenstein, C. A., Borges, I. G., & Yassaki Filho, J. K. (2024). Tecnologias digitais: a matemática utilizada no funcionamen-to do global positioning system – GPS. Caderno Pedagógico, 21(4), e3543. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-006

Issue

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