Contribuições da psicologia escolar para a saúde mental de estudantes universitários: um estudo após a pandemia da Covid-19

Authors

  • Fabiana Darc Miranda
  • Jonathas Ferreira Santos
  • Jéssika Santos Andrade
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-002

Keywords:

Ansiedade, Covid-19, Saúde Mental, Psicologia Escolar e Universitários

Abstract

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios e impactos significativos em todos os aspectos da nossa vida, incluindo a saúde mental. As restrições impostas para prevenir a disseminação do vírus, o isolamento social, o medo constante da infecção, a perda de entes queridos, o desemprego e a ansiedade em relação ao futuro afetaram a saúde mental de muitas pessoas. Algumas das condições de sofrimento psíquico que surgiram após a Covid-19 incluem quadros de: ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e abuso de substâncias. É importante lembrar que é normal sentir-se estressado, ansioso ou triste diante de uma situação tão difícil como a pandemia, sendo importante fortalecer a busca por ajuda profissional se esses sentimentos começarem a interferir nas atividades diárias ou se tornarem persistentes. Os estudantes universitários foram impactados de diversas maneiras pela pandemia da Covid-19. Com as instituições de ensino adotando medidas de distanciamento social para conter a proliferação do vírus, muitos estudantes tiveram que se adaptar a novas formas de ensino e de aprendizagem, como aulas remotas, o que trouxe desafios para sua vida acadêmica e também pessoal. Trata-se, este trabalho, de uma revisão de literatura realizada por meio da pesquisa bibliográfica. Algumas das questões enfrentadas pelos universitários após a Covid-19 incluem: ajuste ao ensino remoto, preocupações financeiras, autocobrança, desemprego e o desenvolvimento de problemas psicossociais que foram desenvolvidos durante a pandemia. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é conhecer os aspectos psíquicos que levam ao aumento do transtorno de ansiedade durante a pandemia em amostras brasileiras e estrangeiras. Para tanto, identifica-se o aumento do transtorno de ansiedade e apresentam-se mais informações sobre suas formas de prevenção.

References

Appenzeller, S., Menezes, F. H., Santos, G. G. D., Padilha, R. F., Graça, H. S., & Bragança, J. F. (2020). Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, 44. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420

Associação Americana de Psiquiatria. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.

Batista, L. P., & Formiga, I. C. (2021). Estresse ocupacional em alunos do ensino superior: estudo em uma instituição federal de minas gerais occupational stress in higher education students: Study in a Federal Institution in Minas Gerais.

do Nascimento Mascarenhas, S. A., Roazzi, A., Leon, G. F., & Ribeiro, J. L. P. (2012). Necessidade da gestão do estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários brasileiros. In Actas do 9º congresso nacional de psicologia da saúde.

Duarte, A. N., & Queiroz, E. (2022). Intervenções para redução do estigma da obesidade: uma revisão sistemática. HU Revista, 48, 1-14. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2022.v48.36682

Durães, S. A., Souza, T. S., Gome, Y. A. R., & de Pinho, L. (2020). Implicações da pandemia da covid-19 nos hábitos alimentares. Revista Unimontes Científica, 22(2), 1-20. DOI: https://doi.org/10.46551/ruc.v22n2a09

Dutra, W. P. D. S. L. (2022). Ansiedade entre Adolescentes: uma proposta de intervenção educacional.

Gundim, V. A., da Encarnação, J. P., Santos, F. C., dos Santos, J. E., Vasconcellos, E. A., & de Souza, R. C. (2021). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista Baiana de Enfermagem‏, 35. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Lenhardtk, G., & Calvetti, P. Ü. (2017). Quando a ansiedade vira doença? Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cognitivo-comportamental. Aletheia, 50(1 e 2).

Lobo, L. A. C., & Rieth, C. E. (2021). Saúde mental e Covid-19: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em debate, 45, 885-901. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104202113024

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Marin, G. A., de Araújo Caetano, I. R., Bianchin, J. M., & Cavicchioli, F. L. (2021). Depressão e efeitos da COVID-19 em universitários. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 4. DOI: https://doi.org/10.31005/iajmh.v4i.187

Monteiro, B. M. M., & Souza, J. C. (2020). Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19. Research, society and development, 9(9), e468997660-e468997660. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7660

Montiel, J. M., Bartholomeu, D., Machado, A. A., & Pessotto, F. (2014). Caracterização dos sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de pânico. Boletim Academia Paulista de Psicologia, 34(86), 171-185.

Morales, V., & Lopez, Y. A. F. (2020). Impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(2), 53-67.

Rodrigues, B. B., Cardoso, R. R. D. J., Peres, C. H. R., & Marques, F. F. (2020). Aprendendo com o Imprevisível: Saúde mental dos universitários e Educação Médica na pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 44. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Santos, G. M. R. F. D., Silva, M. E. D., & Belmonte, B. D. R. (2021). Covid-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21, 237-243. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100s100013

Santos, K. D., de Castro, S., do Valle Junior, S. R., Rodrigues, E. S., & de Almeida, P. R. (2021). Ensino online em tempos de pandemia: a opinião de universitários quanto aos desafios encontrados. Research, Society and Development, 10(10), e162101018746-e162101018746. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18746

Sunde, R. M. (2021). Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC, 5(2), 33-46. DOI: https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348

Published

2024-04-02

How to Cite

Miranda, F. D., Santos, J. F., Andrade, J. S., & Pedroza, R. L. S. (2024). Contribuições da psicologia escolar para a saúde mental de estudantes universitários: um estudo após a pandemia da Covid-19. Caderno Pedagógico, 21(4), e3536. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-002

Issue

Section

Articles