A educação superior e a responsabilidade socioambiental dos meios de produção

Authors

  • Josival Luiz Dias
  • Ricardo Pinha Alonso
  • Sandro Marcos Godoy
  • Jefferson Aparecido Dias

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-247

Keywords:

Desenvolvimento Sustentável, Educação Superior, Função Socioambiental, Meios de Produção, Responsabilidade Socioambiental

Abstract

O propósito do presente trabalho é analisar a questão central sobre como assegurar que a propriedade e os meios de produção desempenhem sua função socioambiental visando contribuir efetivamente na preservação ambiental e com a manutenção da vida no planeta. O trabalho, dividido em três partes, começa por explorar o desenvolvimento sustentável, buscando conciliar aspectos econômicos e ambientais, discutindo a relação entre o homem e a natureza ao longo da história. Além disso, apresenta ainda a ideia da Economia do Cosmonauta, desenvolvida por Kenneth Boulding em 1973, a qual baseia-se em uma metáfora sugerindo que o planeta Terra deve ser tratado como uma espaçonave limitada em recursos, em oposição à ideia de um planeta com recursos ilimitados e abundantes. Na segunda parte, aborda a função socioambiental da propriedade e dos meios de produção, analisando o arcabouço jurídico atualmente existente, tanto em nível constitucional como infraconstitucional, assim como práticas empresariais relativas ao tema; além disso apresenta a Política Nacional de Educação Ambiental, a qual visa assegurar o acesso à informação em uma linguagem acessível, com o propósito de promover a formação de uma consciência crítica e fomentar a abordagem ativa das problemáticas ambientais e sociais. A terceira parte apresenta resultados recentes das emissões de gases de carbono, comparando Brasil, Alemanha e Reino Unido, discutindo soluções para que se possa garantir a preservação ambiental. O texto conclui brevemente com a ideia de competência ambiental, composta pelo tripé conhecimento, habilidades e atitudes, destacando a importância das instituições de ensino superior, especialmente universidades, por meios das atividades de extensão universitária, buscarem a integração necessária para alcançar essa competência nas empresas, especialmente para os profissionais ligados aos processos decisórios. O estudo adota uma abordagem dedutiva, iniciando com pesquisa bibliográfica e enriquecendo o texto com dados relativos às informações atualizadas sobre emissões de gases de carbono.

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Published

2024-03-29

How to Cite

Dias, J. L., Alonso, R. P., Godoy, S. M., & Dias, J. A. (2024). A educação superior e a responsabilidade socioambiental dos meios de produção. Caderno Pedagógico, 21(3), e3530. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-247

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