Educação intercultural e material didático: diagnóstico da educação escolar indígena do Rio Grande do Norte

Authors

  • Lucas Matheus da Silva
  • José Glebson Vieira
  • Marcos Luan da Silva
  • Daniel Souza Brandão
  • João Marcos Rocha de Oliveira
  • Silas Tibério Pereira Linhares

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-232

Keywords:

Antropologia, Educação Indígena, Interculturalidade, Material Didático

Abstract

O presente trabalho de pesquisa realiza um diagnóstico acerca da educação escolar indígena no Rio Grande do Norte, focando na questão da educação intercultural e nos materiais didáticos como parâmetros de análise. O objetivo deste estudo é examinar a educação escolar em comunidades indígenas no RN, com foco na análise dos materiais didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem pelos docentes e discentes da educação infantil. Para alcançar esse propósito, empreendeu-se uma revisão de literatura específica, orientada a partir de trabalhos de pesquisa que envolveram o próprio campo empírico, no que tange à temática da educação intercultural indígena e à formação de educadores indígenas. Esta pesquisa foi conduzida por meio de discussões teóricas, conceituais e metodológicas, realizadas por um grupo de estudos sobre territorialidade, interculturalidade e educação escolar indígena. Outro recurso metodológico adotado para a construção deste artigo foi uma coleta de dados por meio da imersão em campo, na qual foram realizadas visitas em oito escolas administradas por cinco municípios do Estado Potiguar, o que permitiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, gestores e lideranças indígenas. Assim como observações concretas quanto aos materiais didáticos presentes no cotidiano escolar de cada instituição. De modo consequente, este exame diagnosticou que as reivindicações recorrentes dos educadores indígenas do Rio Grande do Norte incluem a necessidade de regularização e caracterização de algumas escolas indígenas nas comunidades, a urgência da implementação de uma licenciatura intercultural indígena, a formação continuada de profissionais ativos e a produção de materiais didáticos que reflitam a realidade de seus povos.

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Published

2024-03-29

How to Cite

Silva, L. M. da, Vieira, J. G., Silva, M. L. da, Brandão, D. S., Oliveira, J. M. R. de, & Linhares, S. T. P. (2024). Educação intercultural e material didático: diagnóstico da educação escolar indígena do Rio Grande do Norte. Caderno Pedagógico, 21(3), e3514. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-232

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