Integração de jogos digitais no ensino para estudantes com autismo

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Anderson Amaro Vieira
  • Gilmara Benício de Sá
  • Marcia Romão Silva
  • Paulo Edson Cutrim Silva
  • Tatiane Oliveira da Silva
  • Yasmin Pinho Woodcock
  • Ziza Silva Pinho Woodcock

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-222

Keywords:

Jogos Digitais, Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista, Tecnologia Educacional, Engajamento

Abstract

Esta revisão bibliográfica abordou a integração de jogos digitais no ensino para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando compreender como essas ferramentas podem contribuir para o processo educacional. O objetivo geral foi analisar o potencial pedagógico dos jogos digitais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais em estudantes com TEA. A metodologia adotada consistiu em uma revisão sistemática de literatura, selecionando estudos que exploraram o uso de jogos digitais com esse grupo específico. Os resultados indicaram que os jogos digitais, quando adequadamente implementados, oferecem uma plataforma para o engajamento e a aprendizagem, apesar dos desafios relacionados à personalização e à integração no currículo educacional. A análise dos estudos sugeriu que a eficácia dos jogos depende significativamente da adaptação às necessidades individuais dos alunos e do suporte aos educadores. As considerações finais destacaram a importância de mais pesquisas na área, a necessidade de formação de professores e a colaboração interdisciplinar para maximizar os benefícios educacionais dos jogos digitais para estudantes com TEA.

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Published

2024-03-29

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Vieira, A. A., Sá, G. B. de, Silva, M. R., Silva, P. E. C., Silva, T. O. da, Woodcock, Y. P., & Woodcock, Z. S. P. (2024). Integração de jogos digitais no ensino para estudantes com autismo. Caderno Pedagógico, 21(3), e3502. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-222

Issue

Section

Articles