A formação do médico de família e comunidade e sua relação com os programas de provimento

Authors

  • Felipe Alves dos Santos
  • Leonardo Carnut

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-218

Keywords:

Ensino, Educação Continuada, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre o modelo de formação de médicos de família e comunidade e sua relação com os programas de provimento que já ocorre no Brasil há mais de dez anos. Para isso, foi realizado um ensaio crítico-reflexivo tendo como argumento gerador a preocupação como as formações através das especializações lato sensu em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e se elas estão sendo efetivas. Assim, o texto está dividido em três seções. A primeira seção trata das tensões e contradições do processo histórico de criação da especialidade de medicina de família e comunidade e seu crescimento paralelo ao desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde no Brasil que demanda até hoje um aumento no número de profissionais dessa especialidade. O currículo da graduação médica no Brasil passa por processos de transformação afim de aproximar o profissional formado das competências necessárias para atuar no sistema de saúde. A segunda seção expõe a relação entre MCF, atenção primária à saúde, competências, formação e os programas de provimento no Brasil e como esse modelo de formação não está aumentando o número de médicos de família titulados. A terceira e última seção sintetiza breves considerações finais para pensar qual o lugar das especializações lato sensu em Medicina de Família e Comunidade no cenário de formação destes médicos nos programa de provimento e como é necessário um aprofundamento na análise do impacto desse modelo adotado até o momento no país e comparar com a formação em provimento realizadas em outros países.

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Published

2024-03-28

How to Cite

Santos, F. A. dos, & Carnut, L. (2024). A formação do médico de família e comunidade e sua relação com os programas de provimento. Caderno Pedagógico, 21(3), e3449. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-218

Issue

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Articles