Tempo de escola e qualidade na educação pública: uma análise da interação aluno x professor e seus reflexos educacionais oportunizados pela escola em tempo integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima – Coari/AM

Authors

  • Leidiano Lima Candido
  • Elioney Pereira Feitoza
  • Francisco Pereira da Silva
  • Gerlane Lima da Silva
  • Ericka Jade Araújo Mitouso
  • Adlas Oliveira dos Anjos
  • Valcileno Pinheiro da Silva
  • Alberto Andrade de Lima

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-194

Keywords:

Ensino em Tempo Integral, Educação Integral, Educação de Qualidade, Políticas Públicas

Abstract

A presente trabalho objetivou a análise da interação aluno x professor e seus reflexos educacionais oportunizados pela escola em tempo integral professor Manuel Vicente Ferreira Lima – Coari/AM. Enquanto lócus investigativo, escolheu-se a Escola Estadual em Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira, pois se trata da única escola de tempo integral do município. Para a amostragem, o estudo selecionou alunos, seus pais e responsáveis e professores da referida escola, valendo-se de critérios de inclusão e exclusão para definição final dos participantes, que contribuíram mediante participação em entrevistas com perguntas abertas. A técnica de amostragem empregada foi a não probabilística e intencional, e o número final dos participantes se deu mediante técnica de amostragem por saturação, na qual se interrompeu a captação de novos componentes no momento em que os dados obtidos começam a se repetir de modo sistemático. O presente estudo também se valeu de fontes secundárias para sua composição, dentre as quais se destaca a análise documental coletada na legislação vigente, em periódicos, artigos científicos e em livros e estudos sobre o assunto utilizados para embasar o marco legal e possibilitar uma discussão com marco teórico. A análise dos dados foi realizada com base em uma exaustiva leitura dos materiais escritos por Demo (2002), Paro (2009), Silva (2018), Gonçalves (2006), Gatotti (2009) e Teixeira (1960) que, em conjunto com outros autores e materiais consultados, forneceram aporte para o desenvolvimento deste estudo. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que muito já se avançou com a oferta do ensino em tempo integral na comunidade analisada, possuindo tal iniciativa reflexos positivos tanto na esfera educacional quanto social. Entretanto, contatou-se que ainda há necessidade de se elucidar e explicitar os reflexos oriundos da oferta de uma educação em tempo integral, bem como a importância das horas-aula/dia a mais para êxito de uma educação integral que contemple as necessidades educacionais dos indivíduos e os preparem para o pleno exercício da cidadania.

References

DEMO, P. Introdução à Sociologia: Complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo: Atlas, 2002.

FREITAS, C. R. de; GALTER, M. I. Reflexões sobre a educação em tempo integral no decorrer do século XX. Educere & Educare, v. 2, n. 3, p. 123-138, 2007.

GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. 2009.

JOSÉ FILHO, Mário; DALBÉRIO, Osvaldo. (Org.). Desafios da pesquisa. Franca: Ed. UNESP FHDSS, 2006.

KERSTENEETZKY, C. L. Escola em tempo integral já: quando quantidade é qualidade. Ciência Hoje, São Paulo, v. 39, n. 231, p. 19-23, 2006.

LEFEHLD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1991.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de recherche en sciences sociales. Paris: Dunod,1995.

SILVA, B. (Coord.). Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; Instituto de Documentação, 1986.

STUMPF, Ida Regina. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 51-61 p.

TEIXEIRA, A. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

TEIXEIRA, A. S. Centro de Educação Popular. In: ABREU, J. et al. Anísio Teixeira: pensamento e ação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960, p. 284-291.

Published

2024-03-26

How to Cite

Candido, L. L., Feitoza, E. P., Silva, F. P. da, Silva, G. L. da, Mitouso, E. J. A., Anjos, A. O. dos, Silva, V. P. da, & Lima , A. A. de. (2024). Tempo de escola e qualidade na educação pública: uma análise da interação aluno x professor e seus reflexos educacionais oportunizados pela escola em tempo integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima – Coari/AM. Caderno Pedagógico, 21(3), e3405. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-194

Issue

Section

Articles