Desbravando o amanhã: uma exploração profunda das tecnologias digitais da informação

Authors

  • Monique Bolonha das Neves Meroto
  • Alan Carlos Pereira Pinto
  • Francielle Rodrigues Costa Emiliano
  • Karla Cristina Marques Macedo
  • Olavo Falcão Martins
  • Robert Andrade Ferreira
  • Rodrigo Rodrigues Pedra
  • Sirlene Vieira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-192

Keywords:

Tecnologias da Informação, Educação, Inteligência Artificial, Gamificação, Realidade Virtual

Abstract

Este estudo abordou a integração das Tecnologias da Informação (TI) na educação, focando nos desafios éticos, técnicos e educacionais dessa implementação e nas perspectivas futuras. O objetivo geral foi analisar como as TI, incluindo inteligência artificial, gamificação e realidade virtual, podem transformar o ensino e a aprendizagem. A metodologia baseou-se em uma revisão de literatura, explorando casos de estudo selecionados para avaliar a eficácia dessas tecnologias na educação. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios, as TI oferecem oportunidades significativas para enriquecer a experiência educacional, promovendo um aprendizado mais personalizado e interativo. As considerações finais sugeriram que a colaboração entre educadores, formuladores de políticas e a comunidade em geral é essencial para superar os obstáculos à implementação das TI, destacando a necessidade de pesquisas futuras focadas em práticas pedagógicas que otimizem o uso dessas tecnologias.

References

AGUNE, P.; RODRIGUES, V. G.; KUNINARI, R. F.; ZANESKI, M.; ARAÚJO, M. V.; NOTARGIACOMO, P. Gamificação associada à Realidade Virtual no Ensino Superior: Uma revisão sistemática. In: SBC – Proceedings of SBGames 2019, XVIII SBGames, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2019. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2019/files/papers/WorkshopG2/199959.pdf.

CAMPOS, L. F. A. A; LASTÓRIA, L.A. C. N. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, v. 31, p. 1-12, 2020. http://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0105.

LIMA, T.; BARRADAS FILHO, A.; BARROS, A. K.; VIANA, D.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; RIVERO, L. Avaliando um Jogo Educacional para o Ensino de Inteligência Artificial - Qual Metodologia para Avaliação Escolher? In: Workshop sobre educação em computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 66-70, 2020. http://doi.org/10.5753/wei.2020.11131.

ORLANDELI, R. Um modelo Markoviano-Bayesiano de inteligência artificial para avaliação dinâmica do aprendizado: aplicação à logística. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102092/221278.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

PREUSS, E.; BARONE, D. A. C.; HENRIQUES, R. V. B. Uso de Técnicas de Inteligência Artificial num Sistema de Mesa Tangível. In: Workshop de informática na escola, n. 26, p. 439-448, 2020. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. http://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.439.

RAMOS, S., K.; BARBOSA, L. S. O.; LIRA, B., W.; PINHEIRO, J. M. B.; SANTOS, P., I.; BORGES, M., I. V. C. Inteligência Artificial e seus impactos na Educação: uma revisão sistemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 11, 2023. http://doi.org/10.47820.

Published

2024-03-26

How to Cite

Meroto, M. B. das N., Pinto, A. C. P., Emiliano, F. R. C., Macedo, K. C. M., Martins, O. F., Ferreira, R. A., Pedra, R. R., & Souza, S. V. de. (2024). Desbravando o amanhã: uma exploração profunda das tecnologias digitais da informação. Caderno Pedagógico, 21(3), e3401. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-192

Issue

Section

Articles