Formação de professores para a educação de alunos com Autismo

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Aldair Machado de Alvarenga
  • Carolina Soares de Castilhos
  • Ítalo Martins Lôbo
  • Lauzidete de Oliveira Leite
  • Sueli Cristina Merotto Pereira
  • Tatiana de Souza Leal
  • Ziza Silva Pinho Woodcock

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-190

Keywords:

Educação Inclusiva, Autismo, Formação de Professores, Estratégias Pedagógicas, Tecnologias Assistivas

Abstract

Esta revisão bibliográfica abordou o problema da formação de professores para a educação de alunos com autismo, visando identificar estratégias pedagógicas e metodológicas eficazes. O objetivo geral foi analisar as competências necessárias para educadores nesse contexto, destacando a importância da formação inicial e continuada. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, enfocando estudos de caso e práticas exitosas que evidenciam abordagens educacionais inclusivas. Os resultados apontaram para a necessidade de estratégias adaptativas, envolvendo tecnologias assistivas e técnicas de comunicação alternativa, como essenciais na promoção de uma educação inclusiva efetiva. A análise sublinhou a importância de um arcabouço legal e políticas educacionais que suportem a inclusão, além do provimento de recursos adequados. As considerações finais reiteraram que a formação de professores é crucial para o sucesso da educação inclusiva, exigindo um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras.

References

BAUER, R. D. FLORES, G. L. M.; CRESTANI, A. N. V.; MOMBACH, J. G. Projeto codIFic@r: Oficinas de Programação em Dispositivos Móveis no Ensino Fundamental. In: Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 1-12, 2017. http://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1210. Recuperado de: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wcbie/article/view/7510.

FERRI, J. Ensino de linguagem de programação na educação básica: uma proposta de sequência didática para desenvolver o pensamento computacional. p. 55-72, 2017. Produção Técnica Educacional - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR, 2017. Recuperado de: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/205142/2/PC_%20PPGEN_UENP.pdf.

FILHO, M. P. L. Ensino e aprendizagem de lógica de programação com linguagem visual em blocos no 5º ano do ensino fundamental. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bacharelado em Sistemas da Informação, Recife, p. 37-49, 2020. Recuperado de: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2210.

MALAGUETA, A. S.; NAZÁRIO, F. F.; CAVALCANTE, J. A. A influência da gamificação no ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 9, p. 263–279, 2023. http://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11141. Recuperado de: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11141.

SANTOS, L. M.; BASSO, S. J. L.; FREITAS, L. K. M.; TIEPPO, T. A. M. Ensinando Programação e Robótica para o Ensino Fundamental. In: III Congresso sobre tecnologias na educação, p. 153-167, 2018, Fortaleza, Ceará, Brasil. Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_87.pdf.

SOUSA, A.; SILVA, S.; RAIOL, A. A. C.; SARGES, J.; BEZERRA, F. O universo lúdico da programação de computadores com Logo no Ensino Fundamental. p. 18-33, 2015. Recuperado de: http://www.repositorio.ufra.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/378/1/O%20Universo%20L%C2%B4udico%20da%20Programa%C3%A7ao%20de%20Computadores%20com%20logo...pdf.

Published

2024-03-26

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Alvarenga, A. M. de, Castilhos, C. S. de, Martins Lôbo, Ítalo, Leite, L. de O., Pereira, S. C. M., Leal, T. de S., & Woodcock, Z. S. P. (2024). Formação de professores para a educação de alunos com Autismo. Caderno Pedagógico, 21(3), e3399. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-190

Issue

Section

Articles