Desenvolvimento profissional contínuo de educadores através de MOOCs e plataformas online

Authors

  • Alberto da Silva Franqueira
  • Brunela dos Santos Rodrigues
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior
  • José Uilson da Silva
  • Lauzidete de Oliveira Leite
  • Lucas Ferreira Gomes
  • Monique Bolonha das Neves Meroto
  • Roseline Martins Sabião Sousa

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-189

Keywords:

Desenvolvimento Profissional Contínuo, Educadores, MOOCs, Plataformas Online, Educação

Abstract

Este estudo abordou o desenvolvimento profissional contínuo de educadores através do uso de Massive Open Online Courses (MOOCs) e plataformas online, identificando os impactos dessas ferramentas na educação. O objetivo geral foi analisar como os MOOCs e as plataformas online contribuem para o desenvolvimento profissional de educadores. Utilizou-se uma metodologia de revisão de literatura, examinando estudos anteriores e análises críticas relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que os MOOCs e plataformas online oferecem oportunidades significativas para a atualização pedagógica e o aprimoramento das práticas educacionais, graças à sua acessibilidade, flexibilidade e à diversidade de conteúdos disponíveis. No entanto, a análise também revelou desafios, como a necessidade de maior motivação e engajamento por parte dos educadores, além da importância do reconhecimento formal dos aprendizados adquiridos. As considerações finais destacaram a relevância dessas tecnologias educacionais no cenário atual, sugerindo a necessidade de estratégias que promovam sua integração efetiva no desenvolvimento profissional contínuo.

References

GONÇALVES, B.; TORRES, E.; CHUMBO, I.; GONÇALVES, V. Massive open online courses (MOOC) na formação contínua de professores: um estudo de caso. Revista Onis Ciência, v. 5, n. 3, p. 5-21, 2015. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/13108/1/Artigo_Bruno_Esther_Isabel_VG%20.pdf

GONÇALVES, V.; GONÇALVES, B. M. F. Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores. In: International Conference on Innovation Documentation and Teaching Technologies, Valencia: Universidad Politecnica de Valencia, 2015. ISBN: 978-84-9048-272-8. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/12130.

POLETTO SALTON, B.; BERTAGNOLLI, S. MOOCs sobre tecnologia assistiva no contexto educacional: uma revisão sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105917. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105917. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105917

RIBEIRO, L. O. M.; CATAPAN, A. H. Plataformas MOOC e redes de cooperação na EAD. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 1, p. 45–62, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.297.

SCALABRIN BIANCHI, I. et al. Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 48, p. 59-73, 2022. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/rist/n48/1646-9895-rist-48-59.pdf. DOI: https://doi.org/10.17013/risti.48.59-73

Published

2024-03-26

How to Cite

Franqueira, A. da S., Rodrigues, B. dos S., Melo Júnior, H. G., Silva, J. U. da, Leite, L. de O., Gomes, L. F., Meroto, M. B. das N., & Sousa, R. M. S. (2024). Desenvolvimento profissional contínuo de educadores através de MOOCs e plataformas online. Caderno Pedagógico, 21(3), e3398. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-189

Issue

Section

Articles