Educação digital: tendências e evolução das tecnologias educacionais entre professores

Authors

  • Renata Resstel
  • Rodi Narciso
  • Alexandra Oliveira Aragão
  • Ana Caroliny Lopes do Nascimento Pereira
  • Edney Belucio
  • Lara Nascimento Scherrer
  • Mirela Torezani Gama
  • Paula Gabriella Ribeiro Dorigatti
  • Rodrigo Rodrigues Pedra

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-185

Keywords:

Tecnologias Educacionais, Formação Docente, Percepção dos Professores, Educação Digital, Integração Tecnológica

Abstract

Este estudo abordou as tendências e a evolução das tecnologias educacio-nais entre professores, visando compreender o papel e a experiência dos edu-cadores com essas ferramentas. O objetivo geral foi investigar como as Tecno-logias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são adotadas e percebi-das pelos professores e identificar os desafios e as necessidades de formação para sua efetiva integração pedagógica. A metodologia empregada consistiu em uma revisão de literatura, que incluiu a análise de estudos anteriores, arti-gos e relatos de experiências práticas relevantes para o tema. Os resultados indicaram que, apesar do reconhecimento do potencial pedagógico das TDICs, existem barreiras significativas à sua plena integração no ensino, incluindo a falta de formação específica dos professores e a resistência à mudança. A análise destacou a importância da formação continuada e do desenvolvimento profissional dos professores como fatores críticos para superar essas barreiras e promover uma integração eficaz das tecnologias educacionais.As considera-ções finais enfatizaram a necessidade de uma abordagem panorâmica na adoção das TDICs, que considere os aspectos pedagógicos, técnicos e infra-estruturais, bem como o desenvolvimento profissional dos educadores. Para o futuro da educação digital, destaca-se a importância de políticas e práticas que apoiem os professores na integração tecnológica, assegurando que a educa-ção possa efetivamente aproveitar as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias.

References

AMORIM, D. C. Potencial pedagógico do aplicativo WhatsApp no ensino de biologia: percepções dos professores. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 21–42, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.49789. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/49789. Acesso em 13 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49789

MAYER, M.; BASTOS, H.; COSTA, S.; NUMERIANO, J. Ensino de ciências em ambientes virtuais: a percepção do professor sobre as diferenças na sua práti-ca introduzidas pelo uso das novas tecnologias. Revista Brasileira de Pes-quisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4190. Acesso em 13 de março de 2024.

SCHUHMACHER, V. N.; SCHUHMACHER, E.; OLIVEIRA, R. M.; COUTINHO, C. A. P. A percepção do professor sobre suas competências em tecnologias da informação e comunicação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67370. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67370. Acesso em 13 de mar-ço de 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67370

SILVA, F. C. S.; PEIXOTO, G. T. B. Perception of teachers from the state network of the Municipality of São João da Barra - RJ about the use of Google Classroom in emergency remote education. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e5729109023, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.9023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9023. Acesso em 13 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9023

SOUZA, V. R. O Papel das tecnologias da informação e comunicação na edu-cação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a Distância, v. 10, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.233. Acesso em 13 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.233

Published

2024-03-26

How to Cite

Resstel, R., Narciso, R., Aragão, A. O., Pereira, A. C. L. do N., Belucio, E., Scherrer, L. N., Gama, M. T., Dorigatti, P. G. R., & Pedra, R. R. (2024). Educação digital: tendências e evolução das tecnologias educacionais entre professores. Caderno Pedagógico, 21(3), e3394. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-185

Issue

Section

Articles