Relatos da ação universitária em comunidade quilombola Aracuan de Baixo

Authors

  • Izabela Cristina Lopes Carvalho
  • Carlos Sávio Sarubi de Souza
  • Neidiane Andrade Soares
  • Raiane da Silva Coimbra
  • Caroline Cruz da Silva
  • Flávia Pessoa Monteiro
  • Suzane Aquino Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-184

Keywords:

Comunidades Tradicionais, Educação, Cidadania Digital, STEM

Abstract

A Amazônia não é formada apenas por seus rios caudalosos, animais exóticos e plantas únicas. Há uma riqueza cultural imensa no povo que aqui reside e nas suas comunidades tradicionais, como indígenas e povos remanescentes de quilombo, que muito tem a contribuir com suas vivências e seu modo de pensar. Este artigo aborda uma ação extensionista universitária realizada em uma comunidade quilombola localizada no Baixo Amazonas, Território Trombetas, comunidade Aracuan de Baixo, e suas resultantes. A iniciativa teve como objetivo principal promover a integração tecnológica e educacional por meio de diversas atividades, como oficina de STEM, capacitação de professores da rede básica e criação de jogos.  Buscou-se evidenciar e oportunizar o protagonismo para discentes quilombolas dos cursos de Ciências Biológicas e Sistemas de Informação da Universidade Federal do Oeste do Pará Campus Oriximiná, trabalhando no sentimento de pertencimento desses na academia. Como resultados, inclui-se os relatos dos participantes, destacando os benefícios proporcionados pela ação, tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral, e as fotos do evento. Os depoimentos evidenciam o impacto positivo dessas intervenções na autoestima, na busca por conhecimento e no fortalecimento dos laços entre os envolvidos, além de ressaltar a importância de iniciativas semelhantes para o desenvolvimento educacional na Amazônia.  Além disso, relata-se sobre uma segunda ação promovida nas instalações da UFOPA Campus Oriximiná para que a comunidade conhecesse o ambiente, cursos, laboratórios, docentes e incentivos oferecidos aos discentes originários de comunidades remanescentes de quilombo a fim de impulsionar o ingresso desses nos diversos Campi da UFOPA.

References

CPISP - COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DE SÃO PAULO. (2021). Quilombolas no Brasil. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://cpisp.org.br/direitosquilombolas/observatorio-terras-quilombolas/quilombolas-brasil/

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (s.d.). Educação Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. (s.d.). Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://sedu.es.gov.br/educacao-do-campo-indigena-e-quilombola

CARVALHO, A. A., & LEITE, J. L. (2018). Quilombos e Educação: uma relação em construção. Revista Ciências da Educação, 24(3), 763-783. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/download/9954/7623

PARANÁ, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. (2015). Anexo do Quilombo. Programa de Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre_2015/anexo_do_quilombo_copene_educacao_escolar_quilombola.pdf

STEM BRASIL. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://stembrasil.org/

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. (s.d.). Educação STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://fia.com.br/blog/educacao-stem/

FLUTTER. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://flutter.dev/

SCRATCH. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://scratch.mit.edu/

SANTOS, I. M., & REIS, M. S. (2017). As Contribuições do Scratch na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Estudo no Ensino de Matemática. Revista Eletrônica Científica da UESB, 3(1), 63-75. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7831

COMIN, A. P., & FERREIRA, L. H. (2019). Contribuições da Educação STEM para o Desenvolvimento de Competências no Ensino de Ciências. Revista de Tecnologia e Sociedade, 15(38), 33-53. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/download/13536/8538

Published

2024-03-25

How to Cite

Carvalho, I. C. L., Souza, C. S. S. de, Soares, N. A., Coimbra, R. da S., Silva, C. C. da, Monteiro, F. P., & Monteiro, S. A. (2024). Relatos da ação universitária em comunidade quilombola Aracuan de Baixo. Caderno Pedagógico, 21(3), e3379. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-184

Issue

Section

Articles