Navegar é preciso: letramento digital como ponte para novos mundos

Authors

  • Allysson Barbosa Fernandes
  • Débora Alves Morra Loures
  • Fábio Feitosa Rodrigues
  • Geisiélli Aparecida Carvalho Marin de Medeiros
  • Gilmara Benício de Sá
  • Jhonnatan Deivid Salazar Rojas
  • Jocelino Antonio Demuner
  • Jorge José Klauch
  • Karine Andrade Mourão
  • Laise Katiane Alencar Lima
  • Lindoracy Almeida Santos

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-168

Keywords:

Letramento Digital, Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas, Educação Digital

Abstract

Este estudo abordou o letramento digital e sua importância na formação de professores, diante da crescente integração das tecnologias digitais na educação. O objetivo geral foi investigar como o letramento digital é incorporado na formação docente e quais são as implicações pedagógicas dessa integração. A metodologia empregada consistiu em uma revisão de literatura, por meio da qual se coletaram e analisaram dados de publicações relevantes ao tema. Os resultados evidenciaram uma lacuna significativa entre a presença de tecnologias digitais e a efetiva implementação de práticas de letramento digital que promovam o uso crítico e reflexivo dessas tecnologias. Foi constatado que, embora haja um reconhecimento da importância do letramento digital, ainda faltam estratégias concretas e integradas nos currículos de formação docente. As considerações finais destacaram a necessidade de políticas educacionais e práticas pedagógicas que priorizem o desenvolvimento do letramento digital, tanto para alunos quanto para professores, assegurando uma educação alinhada com as demandas da sociedade digital.

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Published

2024-03-25

How to Cite

Fernandes, A. B., Loures, D. A. M., Rodrigues, F. F., Medeiros, G. A. C. M. de, Sá, G. B. de, Rojas, J. D. S., Demuner, J. A., Klauch, J. J., Mourão, K. A., Lima, L. K. A., & Santos, L. A. (2024). Navegar é preciso: letramento digital como ponte para novos mundos. Caderno Pedagógico, 21(3), e3364. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-168

Issue

Section

Articles