Letramento digital e as novas formas de comunicação

Authors

  • Átila de Souza
  • Adelane de Lima Costa
  • Aline Ariane Feitosa da Silva
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta
  • Elker Neri da Silva Santana
  • Fabiana Conceição Nunes de Oliveira
  • Fablicia Érica Laborda Tavares
  • Kelly Karoline Nunes Sousa
  • Mirian Abreu dos Santos Maia
  • Telma Silva de Paula Castro

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-167

Keywords:

Letramento Digital, Práticas de Letramento, Educação, Habilidades Letramento Digital Digitais

Abstract

Esta pesquisa examinou como o avanço da tecnologia digital influenciou as práticas de letramento, com ênfase no letramento digital. O objetivo principal foi explorar a transformação nas habilidades de leitura, escrita e interação textual mediadas por dispositivos eletrônicos e plataformas digitais, identificando as habilidades essenciais para navegar no cenário digital atual. Utilizando uma metodologia de revisão de literatura, foram analisadas publicações acadêmicas e casos práticos para compreender a evolução do letramento tradicional para o digital, bem como as implicações dessa transição para a educação e a comunicação social. Os resultados indicaram que o letramento digital amplia as competências do letramento tradicional, incorporando a habilidade crítica de avaliar e produzir conteúdo em ambientes digitais. A análise destacou a importância das redes sociais e plataformas digitais na remodelação das práticas de leitura e escrita, além de enfatizar a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas que integrem o letramento digital nas práticas educacionais. Foi evidenciado que, apesar dos desafios, existem oportunidades significativas para educadores e estudantes na integração efetiva das tecnologias digitais ao aprendizado. As considerações finais ressaltaram a relevância do letramento digital na formação de indivíduos aptos a participar plenamente na sociedade da informação. A pesquisa sublinhou a necessidade de práticas educacionais que promovam não apenas o uso tecnológico, mas também a criticidade no consumo e produção de informações digitais.

References

ALVES, L.; PAZ, T. Letramento digital e professores: imergindo no universo dos games. Ensino em Revista, v. 18, n. 2, p. 271-286, jul. 2011. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/661. Acesso em 15 de março de 2024.

ARAÚJO, E. V. F.; VILAÇA, M. L C. Letramento digital e letramento crítico: re-pensando perspectivas para o ensino de línguas nas escolas. In: XXII CON-GRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Cadernos do CNLF, vol. XXII, n. 03, Textos Completos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 573-588. Dispo-nível em: http://www.filologia.org.br/xxii_cnlf/cnlf/tomo01/041.pdf. Acesso em 15 de março de 2024.

CARDOSO, J. B. Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Uni-versidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2189. Acesso em 15 de março de 2024.

LIMA, E. S. Sei navegar na internet: serei eu um letrado digital? 2015. 134 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5847. Acesso em 15 de março de 2024.

LIMA, F. D. A. et al. O binômio da educação atual: letramento digital e as tecnologias digitais da comunicação e da informação. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 1, p. 6118–6129, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-368. Acesso em 15 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-368

MACHADO, E. M. Novos paradigmas de leitura e escrita através do letramento digital. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, n. 1, p. 1-6, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10536. Acesso em 15 de março de 2024.

RIBEIRO, A. E. F. Navegar lendo, ler navegando -: Aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 243f. 2008. Tese de Doutorado. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDQ6S. Acesso em 15 de março de 2024.

SILVA NETO, C. E.; LIMA, J. S.; MACIEL, J. W. G. O letramento digital: um novo desafio acadêmico para o arquivista. Ponto de Acesso, v. 3, n. 3, p. 385–406, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3595. Acesso em 15 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v3i3.3595

Published

2024-03-25

How to Cite

Souza, Átila de, Costa, A. de L., Silva , A. A. F. da, Malta, D. P. de L. N., Santana, E. N. da S., Oliveira , F. C. N. de, Tavares, F. Érica L., Sousa, K. K. N., Maia, M. A. dos S., & Castro, T. S. de P. (2024). Letramento digital e as novas formas de comunicação. Caderno Pedagógico, 21(3), e3363. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-167

Issue

Section

Articles