Avanços tecnológicos na educação básica explorando no-vos paradigmas de ensino

Authors

  • Celine Maria de Sousa Azevedo
  • Elker Neri da Silva Santana
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende
  • Kátia Alencar Lima
  • Laise Katiane Alencar Lima
  • Luiz Carlos Melo Gomes
  • Milena Vuaden
  • Moésia da Cunha Batista
  • Samira Borges Ferreira
  • Vanessa Morgado Madeira Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-166

Keywords:

Tecnologia na Educação, Educação Básica, Ferramentas Digitais, Paradigmas de Ensino, Implementação Tecnológica

Abstract

Este estudo abordou o problema da integração de tecnologias avançadas na educação básica e como essa integração está moldando novos paradigmas de ensino. O objetivo geral foi analisar os avanços tecnológicos recentes e examinar seu impacto na motivação, engajamento e resultados de aprendizagem dos alunos, além de identificar desafios e propor soluções para a adoção dessas tecnologias. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, que envolveu a coleta, análise e síntese de estudos prévios sobre o uso de ferramentas digitais, realidade virtual e aumentada, e plataformas de aprendizado online na educação. Os resultados indicaram que as tecnologias educacionais têm potencial para personalizar e tornar o ensino mais interativo, o que pode levar a uma maior motivação dos alunos e melhores resultados de aprendizagem. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios significativos, como infraestrutura inadequada, necessidade de formação docente e restrições financeiras. As considerações finais destacaram a importância do investimento em infraestrutura, formação docente e políticas públicas para superar esses obstáculos e maximizar os benefícios das tecnologias na educação.

References

CARDOSO, F. S. et al. O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus be-nefícios: Uma revisão exploratória e bibliográfica. Revista Ciência em Evidên-cia, v. 4, p.1-25, 2023. Disponível em https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2332. Acesso em 13 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2332

FREITAS, K. et al. Apresentando Inteligência Artificial para jovens do ensino médio: Um relato de experiência. In: Workshop sobre Educação em Compu-tação (WEI), 30., 2022, Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computa-ção, p. 192-203. Disponível em https://doi.org/10.5753/wei.2022.223075. Aces-so em 13 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223075

GROSSI, M. G. R. et al. Contribuições da inteligência artificial para a educa-ção: Uma entrevista com o ChatGPT. Synthesis | Revista Digital FAPAM, v. 12, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/synthesis/article/view/635. Acesso em 13 de março de 2024.

SANTOS, R. P.; SANT’ANA, C. C.; SANT’ANA, I. P. O ChatGPT como recurso de apoio no ensino da Matemática. Revemop, v. 5, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6837. Acesso em 13 de mar-ço de 2024. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202303

SILVA, G. A. Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de cor-reção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design Educacional) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 48 f, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68827. Acesso em 13 de março de 2024.

Published

2024-03-25

How to Cite

Azevedo, C. M. de S., Santana , E. N. da S., Rezende, G. U. de M., Lima, K. A., Lima, L. K. A., Gomes, L. C. M., Vuaden, M., Batista, M. da C., Ferreira, S. B., & Caldeira, V. M. M. (2024). Avanços tecnológicos na educação básica explorando no-vos paradigmas de ensino. Caderno Pedagógico, 21(3), e3361. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-166

Issue

Section

Articles