Desafios e oportunidades: a adoção de tecnologias na educação e os obstáculos enfrentados pelos professores na era digital

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Danielle Viviane de Oliveira
  • Francisco Elzevir Dantas Junior
  • Glyciane Vieira da Silva
  • Jocelino Antônio Demuner
  • Kleber Kroll de Azevedo Silva
  • Ludimila Fernandes da Silva
  • Marcos Adriano Marques Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-154

Keywords:

Tecnologias Educacionais, Desafios, Oportunidades, Formação Docente, Aprendizagem Ativa

Abstract

Este trabalho investigou os desafios e oportunidades associados à adoção de tecnologias educacionais e os obstáculos enfrentados pelos professores na era digital. O objetivo geral foi analisar como a integração das tecnologias digitais no ambiente educacional pode transformar o ensino e a aprendizagem, destacando tanto as barreiras quanto as possibilidades criadas por essa integração. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica, examinando estudos e publicações relevantes para compilar um panorama atualizado sobre o tema. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios técnicos, infraestruturais e de resistência à mudança por parte dos educadores, existem oportunidades significativas para a personalização da aprendizagem, ampliação do acesso ao conhecimento e fomento à colaboração e aprendizado ativo. As considerações finais ressaltaram a necessidade de investimentos em infraestrutura, formação docente e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras como caminhos para superar os obstáculos e maximizar o potencial das tecnologias educacionais.

References

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

FERRETTI, C. J.; LESSA, S. F. Educação no Brasil: Desafios e Perspectivas. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 71, p. 7-24, 2019.

SILVA, D. S. M. et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Rev. bras. educ. med., v. 46, n. 02, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210018.

SOMMERHALDER, A.; POTT, E. T. B.; LA ROCCA, C. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educ. Pesqui., v. 48, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254817.

VALENTE, J. A. Blended Learning e o Ensino por Investigação no Contexto das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, p. 79-97, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt.

SILVA, A. F.; ABREU, C. B.; MELO, L. S. Ensino remoto emergencial: percepções de professores da educação infantil em Palmas (TO). Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 31–49, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66188.

Published

2024-03-22

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Oliveira, D. V. de, Dantas Junior, F. E., Silva, G. V. da, Demuner, J. A., Silva, K. K. de A., Silva , L. F. da, & Silva, M. A. M. (2024). Desafios e oportunidades: a adoção de tecnologias na educação e os obstáculos enfrentados pelos professores na era digital. Caderno Pedagógico, 21(3), e3327. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-154

Issue

Section

Articles