Panorama e perspectivas da educação financeira no âmbito escolar: uma revisão sistemática

Authors

  • Francisco Luiz G. de Carvalho
  • Silvia Gomes Correia
  • Adelcio Machado dos Santos
  • Christian Ricardo Silva Passos
  • Maria da Conceição Leal Carvalho
  • Jair Pereira da Cruz
  • Fernando Rodrigues Tavares
  • Aline Vitória Nantes de Abreu
  • Mário Luiz Amorim da Silva
  • Ana Luisa Gordiano de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-153

Keywords:

Educação Financeira, Escola, Ensino e Aprendizagem

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi analisar o panorama e as perspectivas da educação financeira no âmbito escolar. Para tanto, aplicou-se o método de revisão sistemática, a qual englobou a seleção de artigos nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Como critério de inclusão, foram selecionados somente artigos em português, de nacionalidade brasileira e publicados entre os anos de 2022 e 2024. Com o intuito de refinar a busca, foram utilizadas palavras-chaves específicas em associação com operadores booleanos “AND” e “OR”. Como resultado, constatou-se a importância da Educação Financeira no contexto educacional como uma ferramenta essencial para capacitar estudantes no gerenciamento eficaz de suas finanças. A pesquisa enfatiza a necessidade de uma abordagem abrangente e transversal, integrando a Educação Financeira em diversos aspectos da vida dos alunos, desde questões financeiras pessoais até reflexões sobre consumo consciente. A proposta de implementação transversal, contextualizada com saberes do estudo de campo e utilizando a Pedagogia da Alternância, destaca a importância de uma abordagem flexível para oferecer uma Educação Financeira crítica e alinhada ao objetivo de melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Há urgência em integrar a Educação Financeira de maneira abrangente no currículo do Ensino Fundamental e Médio, reconhecendo o papel central do professor e enfatizando a necessidade de sua capacitação contínua. Práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de teatro e histórias em quadrinhos, são sugeridas para tornar o aprendizado financeiro mais atrativo, enquanto a importância de treinamentos destaca a necessidade de desenvolvimento profissional. Apesar dos desafios, os estudos expressam otimismo na expansão da Educação Financeira nas escolas brasileiras, reforçando a importância da colaboração entre educadores, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.

References

BOFF, D. S.; ZULIANELO, I. Educação financeira na escola: uma inserção na vida cotidiana. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.12, n.1,2022

CARVALHO, J. G.; PEREIRA, A. S. Uma revisão integrativa sobre a importância da educação financeira considerando os reflexos da pandemia de covid-19. Journal of Education Science and Health, 3(1), 01–11, 2023.

DOMINGOS, R. A. Educação financeira: uma ciência comportamental. Revista Científica Multidisciplinar, 3(4), e341217, 2022.

JACINTO, A. S.; TORISU, E. M. Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio . Revemop, v. 6, p. e202401, 1 jan. 2024.

MARCARINI, V. B.; REIS, S. T. de . Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022

NASCIMENTO, F. E. O. DO; SOUSA, F. J. F. DE; DEL PINO, J. C. Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: O Olhar Docente de Uma Escola da Rede Pública do Município de Crateús/CE. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-18, 29 ago. 2023.

OROZIMBO, M.; BEVILACQUA, S. Educação financeira e superendividamento: um estudo de caso. Omnia Sapientiae, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 6–17, 2022

NERES, D. S. et al. Educação financeira na escola: possibilidades e desafios para sua inserção no currículo de uma escola do campo. Identidade!, 28(1), 198–220, 2023.

PABIS, M. G.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. J. Uma revisão sistemática sobre a pesquisa em educação financeira. Desenvolve Revista de Gestão da Unilasalle, v. 11, n. 1, 2022.

ROSA, G. S.; MORAES, R. C. A educação financeira na escola de ensino médio: um estudo multicaso no município de Ilhabela/SP. Brazilian Journal of Business, 5(1), 93–104, 2023.

SANTOS, J. C. A. Educação financeira no âmbito escolar: um estudo de revisão integrativa. Revista Foco, v. 16, n. 11, 2023.

SOUSA, F. C. et al. Challenge: Financial education or survival. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e13611326269, 2022.

SOUZA, C. S.; NICOLI, A. A. T. S.; CASTOR, L. C. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1), 2023.

Published

2024-03-22

How to Cite

Carvalho , F. L. G. de, Correia, S. G., Santos, A. M. dos, Passos, C. R. S., Carvalho, M. da C. L., Cruz , J. P. da, Tavares , F. R., Abreu, A. V. N. de, Silva, M. L. A. da, & Carvalho , A. L. G. de. (2024). Panorama e perspectivas da educação financeira no âmbito escolar: uma revisão sistemática. Caderno Pedagógico, 21(3), e3325. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-153

Issue

Section

Articles