Educação financeira: desafios e oportunidades para o pro-cesso de ensino e aprendizagem nas escolas

Authors

  • Reinaldo Silva dos Santos
  • Karllos Alexandre Sousa Pereira
  • Christian Ricardo Silva Passos
  • Eliana Maria da Silva Madeira Lourenço
  • Nadir Santos Freitas
  • Renato Duarte Gomes
  • Alice de Rezende Fonseca Theobald
  • Bárbara da Fonseca Theobald
  • Izaias Loureiro Tavares
  • Celina Martins Decol

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-152

Keywords:

Educação Financeira, Ensino e Aprendizagem, Docência

Abstract

A presente pesquisa buscou analisar as percepções de professores de uma escola pública brasileira sobre os desafios e as oportunidades da educação financeira no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi conduzido através da adoção de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a qual foi realizada com quinze professores. Para a coleta de dados, foram aplicadas entrevistas em profundidade e observações. Análise dos dados foi feita por intermédio da análise do discurso, onde constatou-se que a ênfase na integração curricular surgiu como a principal oportunidade, promovendo uma abordagem abrangente e contextualizada no ensino de conceitos financeiros, conforme evidenciado pelos relatos dos professores em disciplinas como Matemática, Português e Ciências. Uma outra oportunidade citada foi a perspectiva de formar jovens mais integrados, a qual destaca a necessidade de desenvolver habilidades socioemocionais, indo além do ensino convencional. No entanto, os desafios emergem, especialmente na lacuna entre a legislação e sua aplicação prática nas escolas, enfatizando a falta de diretrizes rigorosas para a educação financeira. Além disso, a escassez de recursos e materiais representa um desafio substancial, demandando estratégias inovadoras e colaboração entre educadores. Em síntese, a integração curricular é promissora, mas superar desafios legislativos e limitações de recursos é crucial para proporcionar uma educação financeira eficaz e acessível aos alunos, preparando-os para o mundo financeiro real.

References

ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L. Educação financeira: uma análise de grupos acadêmicos. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 49, 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121

BRONSTRUP, T. M.; BECKER, K. L. Educação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria/RS. Revista CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 8, n. 2, 2016

CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Revista da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, 2018.

GAIA, D. V. Profissionais das finanças na Antiguidade romana: os faeneratores no final da República e no início do Império. História Unisinos, v. 22, n. 4, 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/htu.2018.224.11

KRISTEMANN JÚNIOR, M. A.; COUTINHO, C. Q. S.; FIGUEIREDO, A. C. Cenários e desafios da educação financeira com a Base Comum Nacional (BNCC): professor, livro didático e formação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243981

LAKATOS, E. M.; MARCONI M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, E. C.; NETO, C. R. O. Revolução Industrial: considerações sobre o pioneirismo industrial inglês. Revista Espaço Acadêmico, 2017.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6° ed. São Paulo: Editora Bookman, 2011.

SILVA, I. T.; SELVA, A. C. V. Programa de educação financeira nas escolas - ensino médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relaçãoes com a matemática. REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 140-157, 2018. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1293

SILVA, J. C.; ARAÚJO, A. D. A metodologia de pesquisa em Análise do Discurso. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 1, p. 17–31, 2017. DOI: https://doi.org/10.30620/gz.v5n1.p17

SILVA, M. C. Valor e cálculo econômico na Alta Idade Média. Tempo, v. 26, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2019v260108

SOARES JÚNIOR, C. A. et al. Educação financeira nas escolas: um estudo sobre as ações implementadas nas escolas de ensino médio na microrregião de Maringá/PR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.

SOUSA, F. C. de; et al. Desafio: Educação financeira ou sobrevivência.Research, Society and Development, v. 11, n. 3, e13611326269, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26269

SOUZA, C. S.; NICOLI, A. A. T. S.; CASTRO, L. C. Um estudo sobre a educação financeira nas escolas. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1), 2023.

Published

2024-03-22

How to Cite

Santos, R. S. dos, Pereira, K. A. S., Passos, C. R. S., Lourenço, E. M. da S. M., Freitas , N. S., Gomes, R. D., Theobald, A. de R. F., Theobald, B. da F., Tavares, I. L., & Decol, C. M. (2024). Educação financeira: desafios e oportunidades para o pro-cesso de ensino e aprendizagem nas escolas. Caderno Pedagógico, 21(3), e3321. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-152

Issue

Section

Articles