Considerações sobre o PIBID da Unimontes: análise das produções a partir do relatório de 2012

Authors

  • Leonice Vieira de Jesus Paixão
  • Vânia Maria de Oliveira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-150

Keywords:

PIBID, Relatório, Produções, Participação em Eventos

Abstract

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, política pública criada no ano 2007, tem como finalidade proporcionar a inserção e vivência do licenciando no cotidiano escolar. O programa por meio da participação dos subprojetos oportuniza que os discentes aprendam e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, logo contribuindo na melhoria da formação docente. O PIBID na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, foi implementado por meio do Edital Capes nº2/2009, sendo aprovada e contemplada com 12 (doze) subprojetos pertencentes às áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras/Espanhol, Matemática e Pedagogia. No Edital nº 01/2011 do Programa PIBID a Unimontes foi contemplada e contou com o acréscimo de 12 subprojetos. Estes pertencentes a 5 (cinco) diferentes áreas do conhecimento, a saber: Química, História, Ciências da Religião, Letras Português, Letras Inglês, Pedagogia e Artes Música. O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções realizadas pelo PIBID/Unimontes no período de 2011 até 2013. Para tanto, buscou-se realizar uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com a análise do relatório Institucional do Programa.  Os resultados apontaram, além de aumento no número de produções, um contínuo fluxo nos três anos, isso demonstra que, essas ações foram desenvolvidas constantemente no decorrer do projeto, e ainda, o crescente número de produções acadêmicas e técnicas, bem como as participações em eventos nacionais e internacionais, além de estimular a participação do acadêmico, oferecem visibilidade aos cursos, promovendo uma busca pela licenciaturas e acarretando na melhoria da qualidade dos Cursos de Licenciatura da Unimontes.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Chamamento público MEC/Capes/FNDE nº 1/2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pibid.pdf. Acesso em 28 de Set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Portaria normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em 28 de Set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Chamada Pública do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Edital Capes 02/2009. Editais e seleções. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital02-pibid2009-pdf. Acesso em 28 de Set. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Tutorial de acesso ao SiCAPES Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Pibid. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/tutorialacessosicapes-pibid-pdf. Acesso em Set. 2023.

IBAÑEZ RUIZ, A. I.; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: soluções emergenciais e estruturais. Brasília: Câmara de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf. Acesso em Set. 2023.

UNIMONTES, Universidade Estadual de Montes Claros. Relatório PIBID/UNIMONTES, período de 2011 a 2013. https://unimontes.br/wp-content/uploads/2019/04/relatorio_2013.pdf. Acesso em Set. 2023.

Published

2024-03-21

How to Cite

Paixão, L. V. de J., & Vieira, V. M. de O. (2024). Considerações sobre o PIBID da Unimontes: análise das produções a partir do relatório de 2012. Caderno Pedagógico, 21(3), e3310. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-150

Issue

Section

Articles