Formação docente e as contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais

Authors

  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • Jakes Charles Andrade de Figueiredo
  • Adelcio Machado dos Santos
  • Aline de Oliveira Santos
  • Fabiano Madeira Lacerda
  • Assis Zukunelli
  • Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello
  • Deivison Ferreira Oliveira
  • Webster Guerreiro Belmino
  • Adriano Franzoni Wagner
  • Gustavo Henrique Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-142

Keywords:

Formação Docente, Inclusão Escolar, Alunos Com Necessidades Educativas Especiais

Abstract

A presente pesquisa buscou como objetivo analisar o papel da formação docente para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa consistiu em uma revisão sistemática da literatura, seguindo as diretrizes do PRISMA, com uso de palavras-chave específicas e operadores booleanos. Foram aplicados critérios de inclusão rigorosos para selecionar estudos publicados entre 2020 e 2023, resultando na análise de 5 artigos científicos. Como resultado, constatou-se que a formação adequada dos professores é fundamental para uma educação inclusiva e equitativa, sendo as lacunas identificadas na formação inicial obstáculos significativos para a prática inclusiva nas escolas. A falta de formação adequada pode gerar barreiras que comprometem a inclusão efetiva, tornando os ambientes escolares excludentes. Assim, a responsabilidade compartilhada de toda a instituição no processo de formação docente é destacada, ressaltando a importância de políticas institucionais que promovam a formação continuada dos educadores. Além disso, é enfatizada a essencialidade da educação inclusiva para a igualdade de direitos e participação social dos alunos com necessidades especiais, requerendo oportunidades formativas e apoio aos professores. A reflexão crítica sobre a prática docente, junto à valorização da diversidade humana, são aspectos cruciais a serem incorporados na formação dos professores, que não deve se limitar a aspectos instrumentais, mas promover uma visão ampla sobre o papel do professor na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Portanto, os resultados reforçam a necessidade de investimentos na formação docente para enfrentar os desafios da inclusão e promover uma mudança profunda nas práticas educativas, visando ambientes educacionais que reconheçam e valorizem a diversidade, garantindo uma educação de qualidade para todos os alunos.

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Published

2024-03-21

How to Cite

Gomes Filho, T. A., Figueiredo, J. C. A. de, Santos, A. M. dos, Santos , A. de O., Lacerda, F. M., Zukunelli, A., Stefanello , R. M. M. P., Oliveira , D. F., Belmino, W. G., Wagner, A. F., & Gonçalves, G. H. (2024). Formação docente e as contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. Caderno Pedagógico, 21(3), e3302. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-142

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Articles