O laboratório de letramento acadêmico e a formação para o agir docente: as dimensões do trabalho docente presentes nos relatórios dos seus tutores

Authors

  • Thais Camargo Baptista
  • Larissa Victória Barbosa do Nascimento
  • Luzia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-139

Keywords:

Trabalho Docente, Formação de Professores, Laboratório de Letramento, Interacionismo Sócio-Discursivo

Abstract

Neste artigo, discutimos e analisamos as dimensões do trabalho docente a apresentadas em textos de professores em formação. Esses futuros professores, matriculados em uma instituição confessional, são estudantes do curso de pedagogia e estão envolvidos em um projeto de extensão, o Laboratório de Letramento Acadêmico, que discute as dimensões do trabalho docente e por isso é possível uma análise mais aprofundada. O objetivo deste artigo é verificar que dimensões do trabalho docente os tutores, que são os estudantes do curso de pedagogia membros do projeto, conseguem se apropriar com as ações do laboratório.  Para fundamentar  o trabalho docente e suas dimensões,  nós nos alicerçamos na perspectiva histórico-cultural, sobretudo em Machado (2007) e no que se refere ao trabalho docente e o desenvolvimento do aluno quanto ao conhecimento científico nos apoiamos em Facci (2008).  As análises  dos relatos dos tutores do laboratório de letramento acadêmico são sustentadas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, doravante ISD, de Bronckart (2022). A análise se concentra nos relatos finais de semestre, produzidos pelos tutores, nesses relatos foram analisadas que dimensões do trabalho docente eles  conseguiram se apropriar com as ações do Laboratório. Para fazer a nossa exposição, descrevemos o que é o laboratório, quais ações o laboratório desenvolve, qual é o papel dos tutores e apresentamos seus relatórios finais. As análises nos permitiram compreender que os tutores vão se apropriando das dimensões do trabalho docente a partir das ações do Laboratório de Letramento, que transcende a mera transmissão de conhecimento, indicando-nos que este pode ser um importante aliado do curso de Pedagogia na formação de futuros professores. 

References

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Published

2024-03-21

How to Cite

Baptista, T. C., Nascimento, L. V. B. do, & Bueno, L. (2024). O laboratório de letramento acadêmico e a formação para o agir docente: as dimensões do trabalho docente presentes nos relatórios dos seus tutores . Caderno Pedagógico, 21(3), e3299. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-139

Issue

Section

Articles