Revolucionando o ensino: explorando as metodologias ativas na educação moderna

Authors

  • Ítalo Martins Lôbo
  • Aline Ariane Feitosa da Silva
  • Carlos Eduardo Rabelo
  • Karolina Anaissi Paiva Mendes
  • Leydiane Gomes Cruz
  • Sidinéia da Silva
  • Telma Silva de Paula Castro
  • Silvana Francisco Pires Albernaz

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-131

Keywords:

Metodologias Ativas, Educação Moderna, Engajamento do Aluno, Formação Docente, Tecnologias Digitais

Abstract

A pesquisa realizada focou no desafio de implementar metodologias ativas no ambiente educacional atual, buscando aumentar o envolvimento e a performance estudantil frente aos requisitos do século XXI. O propósito principal foi investigar o efeito dessas metodologias no desenvolvimento profissional dos docentes, nas estratégias de ensino e no processo de aprendizagem dos estudantes. Utilizou-se como método uma revisão bibliográfica, analisando publicações e estudos de caso que demonstram o uso e os benefícios das metodologias ativas. Os achados revelaram que, mesmo diante de obstáculos iniciais, como a resistência a novas práticas e a demanda por mudanças curriculares, o emprego dessas metodologias ativas tem um papel no estímulo à participação estudantil, fomentando competências importantes como o raciocínio crítico, o trabalho em equipe e a capacidade de solucionar problemas. Este estudo também enfatizou a necessidade de um investimento contínuo na capacitação docente e na adoção de tecnologias digitais para apoiar o ensino ativo. Em conclusão, ressaltou-se o valor das metodologias ativas para um ensino que atende às necessidades do mundo atual, equipando os estudantes para enfrentarem os desafios do futuro.

References

ARRUDA, J. S.; CASTRO FILHO, J. A.; SIQUEIRA, L. M. R. C.; HITZSCHKY, R. A. Tecnologias digitais e a prática docente: Como as metodologias ativas podem transformar a formação de professores. Em XXV Workshop de Informática na Escola, 2019. Disponível em: 10.5753/cbie.wie.2019.1429.

AURELIANO, F. E. B. S.; QUEIROZ, D. E. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: Implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, v. 39, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469839080.

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: 09/03/2024.

SILVA PONTES, P. R.; SENNA, M. L. G. S.; CAVALCANTE, R. P.; CASTILHO, W. S. PBL mais aprendizagem colaborativa: práticas metodológicas para o ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 22, 2022. Disponível em: 10.15628/rbept.2022.11098.

TEIXEIRA, L. S.; GUAZZELLI, D. C. H. R. Aprendizagem ativa: experiências e pesquisas com metodologias ativas. EccoS – Revista Científica, 2023. Disponível em: 10.5585/eccos.n66.24391.

VALENTE, J. A. Blended Learning e o Ensino por Investigação no Contexto das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, p. 79-97, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt.

Published

2024-03-20

How to Cite

Martins Lôbo , Ítalo, Silva , A. A. F. da, Rabelo , C. E., Mendes, K. A. P., Cruz, L. G., Silva , S. da, Castro, T. S. de P., & Albernaz, S. F. P. (2024). Revolucionando o ensino: explorando as metodologias ativas na educação moderna. Caderno Pedagógico, 21(3), e3275. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-131

Issue

Section

Articles