Explorando o design instrucional na educação: desafios e estratégias para o futuro

Authors

  • Alberto da Silva Franqueira
  • Carolina Dutra Marques
  • Edney Belucio
  • Monique Bolonha das Neves Meroto
  • Rodrigo Rodrigues Pedra
  • Roseline Martins Sabião Sousa
  • Santina Aparecida Ferreira Mendes
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-129

Keywords:

Design Instrucional, Tecnologia Educacional, Inovação Pedagógica

Abstract

Este estudo investiga a relevância do Design Instrucional como uma metodologia essencial no enfrentamento dos desafios contemporâneos da educação. Com o objetivo de compreender sua implementação e impacto em variados contextos educacionais, o estudo foca na integração de tecnologias e na adaptação às diversificadas necessidades de aprendizagem. Através de uma revisão sistemática da literatura, evidencia-se a eficácia do Design Instrucional na melhoria da qualidade educacional. Ao mesmo tempo, identificam-se desafios, como resistência à mudança e limitações infraestruturais. Este trabalho destaca a importância de abordagens colaborativas e inovadoras para superar tais desafios, enfatizando o compromisso contínuo com a inovação e colaboração no setor educacional. O estudo sublinha que o sucesso do Design Instrucional depende da superação destes obstáculos significativos, bem como do envolvimento e comprometimento dos educadores com práticas inovadoras. Além disso, ressalta-se a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo dos educadores para a efetiva implementação do Design Instrucional. O estudo propõe que, ao equipar os educadores com as habilidades e conhecimentos necessários, pode-se promover uma aprendizagem mais interativa, centrada no aluno e adaptada às demandas do século XXI. Portanto, o Design Instrucional emerge como um caminho promissor para enriquecer a educação, mas seu sucesso exige uma abordagem estratégica e adaptativa, enfrentando os desafios presentes na integração de novas metodologias educacionais.

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Published

2024-03-20

How to Cite

Franqueira, A. da S., Marques , C. D., Belucio, E., Meroto, M. B. das N., Pedra, R. R., Sousa, R. M. S., Mendes, S. A. F., & Santos, S. M. A. V. (2024). Explorando o design instrucional na educação: desafios e estratégias para o futuro. Caderno Pedagógico, 21(3), e3272. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-129

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