Relações afetivas na educação infantil: um diálogo pedagó-gico com Henry Wallon

Authors

  • Adriano André Maslowski
  • Gabriéli Mariano Pazzini

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-088

Keywords:

Interações Afetivas, Desenvolvimento da Criança, Teoria de Wallon

Abstract

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações afetivas na Educação Infantil e o seu impacto no desenvolvimento integral da criança, por meio da proposta de afetividade e cognitividade, as quais são abordadas a partir das concepções teóricas de Henry Wallon. O problema norteador do estudo, busca compreender de que modo a afetividade entre aluno e professor influenciará na aprendizagem do aluno. Para o desdobramento da problemática, a arguição trabalha com a teoria de Henry Wallon que é amplamente reconhecida por proporcionar elementos que possibilitam o entendimento das relações afetivas do professor e aluno. Além disso, apresenta subsídios que situam a escola como um meio substancial no desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos no processo educacional. A pesquisa do ponto de vista metodológico faz um estudo bibliográfico, em que, de forma hermenêutica discorre sobre a temática. A partir do diálogo pedagógico realizado com Henry Wallon no percurso do artigo, pode observar que o afeto é um elemento constitutivo de todo ser humano, consequentemente, é necessário que o professor compreenda o quão fundamental é a presença do vínculo afetivo entre professor-aluno, tendo em vista que a partir destas interações afetivas, o aluno se sente estimulado a aprender e desenvolver as capacidades propostas em sala de aula. Portanto, o presente trabalho ao realizar um diálogo pedagógico com elementos teóricos do pensamento de Henry Wallon coloca em pauta uma temática emergente e contemporânea no campo da educação ao colocar as relações afetivas como elementar para um bom desenvolvimento das crianças frente o processo de construção de conhecimento. 

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Published

2024-03-18

How to Cite

Maslowski, A. A., & Pazzini, G. M. (2024). Relações afetivas na educação infantil: um diálogo pedagó-gico com Henry Wallon. Caderno Pedagógico, 21(3), e3195. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-088

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Articles