Obstáculos para as práticas pedagógicas em educação para cidadania e desenvolvimento moral no âmbito escolar

Authors

  • Rafael Rodrigues Alves Dias
  • Carolina Fernandes de Carvalho
  • Lucas Cançado Monteiro
  • Guilherme Pamplona Beltrão Luna

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-086

Keywords:

Educação Para Cidadania, Desenvolvimento Moral, Obstáculos

Abstract

O presente estudo teve como objetivo identificar e discutir obstáculos para a eficácia das práticas pedagógicas em educação para cidadania e desenvolvimento moral no contexto da educação formal. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores da rede pública de ensino de Brasília-DF. A análise do conteúdo das respostas dos professores permitiu a identificação de três níveis de obstáculos (micro, meso e macro). A partir da discussão destas categorias de obstáculos, concluímos que o sucesso da promoção das competências de cidadania e desenvolvimento moral em ambiente escolar e a consequente construção de sociedades mais justas e democráticas depende de esforços articulados para o combate destes obstáculos de forma integrada em todos os três níveis identificados neste estudo.

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Published

2024-03-18

How to Cite

Dias, R. R. A., Carvalho, C. F. de, Monteiro, L. C., & Luna, G. P. B. (2024). Obstáculos para as práticas pedagógicas em educação para cidadania e desenvolvimento moral no âmbito escolar. Caderno Pedagógico, 21(3), e3193. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-086

Issue

Section

Articles