O papel do educador: transformando o ensino de primeiros socorros com jogos interativos

Authors

  • Regiane Santana da Conceição Ferreira Cabanha
  • Geilson Mendes de Paiva
  • Tamaia Batista Abreu
  • Jordson Kaique Oliveira Nunes
  • Marília Fagury Videira Marceliano-Alves
  • Rogério Benedito Almeida Filho
  • Edenilze Teles Romeiro
  • Adilson Gomes de Campos
  • Thays Menezes Guimarães Barbosa
  • Rodrigo Daniel Zanoni

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-080

Keywords:

Jogos, Educador, Primeiros Socorros, Material de Ensino

Abstract

O papel do educador é fundamental na construção de uma sociedade mais segura e preparada para lidar com situações de emergência. No contexto do ensino de primeiros socorros, sua influência é crucial para capacitar os indivíduos a agirem de forma eficaz e rápida diante de eventos adversos.O objetivo do estudo é é investigar e analisar o papel fundamental do educador no contexto do ensino de primeiros socorros por meio da utilização de jogos interativos. Trata-se de uma revisão integrativa, com buscas entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024,  nas bases de dados  SciELO; BVS e Google Acadêmico, foram usados os descritores "Jogos", "Educador", "Primeiros Socorros" e "Material de Ensino". Foram usados apenas estudos em português, livres para acesso e dentro do recorte temporal  de 2016 e 2024. Estudos repetidos e fora do escopo foram eliminados. Apenas 12 artigos compuseram a amostra final. De acordo com os estudos, os educadores promovendo uma conexão significativa entre os conceitos explorados nos jogos e suas aplicações práticas no mundo real. Através dessa abordagem contextualizada, os estudantes são incentivados não apenas a adquirir conhecimento, mas também a desenvolver habilidades tangíveis, como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), tratamento de ferimentos e identificação de condições médicas agudas. Essa integração eficaz entre teoria e prática não apenas fortalece o aprendizado, mas também prepara os alunos para enfrentarem desafios do dia a dia com confiança e competência. Em conclusão, os educadores atuam como guias, facilitando o acesso dos alunos aos recursos disponíveis e fornecendo orientações sobre como utilizar essas ferramentas de forma eficiente.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. p. 60-80. Acesso em: 06 dez. 2023.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Acesso em: 11 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BUENO, D. R. E K., LUCIANA S.. A participação juvenil no Programa Saúde na Escola (PSE): uma reflexão sobre o papel da gestão federal. Saúde em Debate [online]. 2022, v. 46, n. spe3, pp. 29-44. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E302. Acesso em 30 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042022e302

CAPELARI, L. G.; EMERICH, C. C.; SARAGON, A. K.; SOUZA, K. A. D.; ALVES, R. M.; SANTANA, C. J. SAMUZINHO: EXPERIENCE REPORT OF EDUCATIONAL ACTIONS WITH CHILDREN AT SCHOOL AGE. Uningá Review , [S. l.], v. 33, n. 3, p. 64–72, 2018. Disponível em: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2574. Acesso em: 10 jan. 2024.

CARDOSO, M. A.; DANTAS DA COSTA, J. .; ALVES DE SOUSA FILHO, J. L. .; DE AZEVEDO PONTE MARQUES, K. M. . GINCANA EDUCATIVA – COMO SALVAR UMA VIDA: ESTRATÉGIA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA ADOLESCENTES. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 16–32, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/22122. Acesso em: 05 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22122

DUTRA, B. D. et al.. Validation of an educational game about first aid for schoolchildren. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, n. 6, p. e20201107, 2021. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1107. Acesso em: 03 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1107

ESTRELA, C. (Org.). Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702742/cfi/1!/4/[email protected]:63.5. Acesso em: 20 set. 2023.

FARIA, W. A. .; DE FARIA NOGUEIRA, B. F. .; SILVA, M. A. .; CONSOLAÇÃO DOS SANTOS, R. .; PAULINO PENA, H. . Primeiros socorros para professores em âmbito escolar: Revisão integrativa. Nursing (São Paulo), [S. l.], v. 23, n. 267, p. 4522–4535, 2020. DOI: 10.36489/nursing.2020v23i267p4522-4535. Disponível em: https://revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/832. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4522-4535

FERREIRA, J.; DE OLIVEIRA, J. C.; CUNHA LEMOS, V.; PAULINO PENA, H.; LIMA, M. Ação extensionista em anatomia e primeiros socorros via Instagram. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 3, p. 357-366, 29 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12912. Acesso em: 15 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n3.12912

GOMES, Fernando Alves; VIANA, Laudenil Nascimento; SIQUEIRA, Lívia Constâncio de. PRIMEIROS SOCORROS: MITOS E VERDADES, ABORDAGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO DO CURSO DE ENFERMAGEM. Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3339. Acesso em: 03 fev. 2024.

MELLO, K. C.; BARBIANI, R.; CICONET, R. M. .; NORA, C. R. D.; SCHAEFER, R.; JUNIOR, N. . L. E.; ATTADEMO , C. V. . Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas:: Revisão de Escopo. REME-Revista Mineira de Enfermagem, [S. l.], v. 27, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38536. Acesso em: 07 fev. 2024.

MENDES, K. D. S; SILVEIRA, R. C. C. P; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm., v. 17, n. 4, p. 758-764, Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 04 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

MIRANDA, P. da S.; DA SILVA, L. F.; CURSINO, E. G.; VIANA, I. da S.; MACHADO, M. E. D. Conhecimento, atitudes e práticas em primeiros socorros no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 13, 2023. DOI: 10.19175/recom.v13i0.4453. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4453. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4453

NONATO, A. C. . de S. .; BATISTA, E. S.; LIMA, H. S.; PEDRO, I. S. de S.; ANJOS, L. H. B. dos; BANDEIRA, A. K. das C. Construindo conhecimento para vida: ensino de primeiros socorros nas escolas para adolescentes. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 131–144, 2023. Disponível em: https://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/489. Acesso em: 10 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.55892/jrg.v6i12.489

OLIVEIRA, Caio Bismarck Silva de & Nascimento, Deivid & Gomes, Gerlane & Lima, Maria & Albuquerque, Adriana. PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO E DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Ciência e Saúde. 9. 138-154. 2022. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/448. Acesso em: 20 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.448

OLIVEIRA, V. C.; CASTRO, M. M. F. de S.; ROUBERTE, E. S. C.; SILVA, S. M. de A.; CAMARGO, C. L. de; GRIMALDI, M. R. M. Enfermagem e o brincar: prevenção de acidentes com pré-escolares/Nursing and play: prevention of accidents with preschoolers. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 103351–103362, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22331. Acesso em: 05 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-729

PEREIRA, A. C. D.; ALVES, C. H. .; TOMAZ, J. E. T. .; MACEDO, J. R. de .; DUARTE, L. R. B. .; AFOUMADO, M. T. C. .; FREITAS, V. da S.; ABREU, J. R. G. de . O ensino de primeiros socorros para servidores da educação - uma revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 2090–2098, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.812. Disponível em: https://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/812. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.812

RUZ, Karine Bianco da et al . Intervenções de educação em saúde de primeiros socorros, no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Enfermería Actual de Costa Rica, San José , n. 40, 43542, June 2021 . Disponível em: http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-45682021000100013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.15517/revenf.v0i40.43542

WORDWALL. Primeiros Socorros. Disponível em: https://wordwall.net/pt/community/primeiros-socorros. Acesso em: 14 fev. 2024.

YAMAGUCHI, K. K. de L.; SILVA, B. S. da. A Química no Cotidiano: uma Sequência Didática como Ferramenta para a Aprendizagem de Conceitos Químicos Envolvidos nos Primeiros Socorros. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 357–364, 2020. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7736. Acesso em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p357-364

Published

2024-03-18

How to Cite

Cabanha, R. S. da C. F., Paiva, G. M. de, Abreu, T. B., Nunes, J. K. O., Marceliano-Alves, M. F. V., Almeida Filho, R. B., Romeiro, E. T., Campos, A. G. de, Barbosa , T. M. G., & Zanoni, R. D. (2024). O papel do educador: transformando o ensino de primeiros socorros com jogos interativos. Caderno Pedagógico, 21(3), e3187. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-080

Issue

Section

Articles