Plano de negócios: Rio Banking

Authors

  • Jefferson Luis Gonçalves dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-079

Keywords:

Estratégia de Mercado, Globalização, Plano de Negócios

Abstract

Com o início do processo de expansão comercial brasileiro, a intensificação do mercado bancário fomentou as instituições a necessidade de utilizar uma estratégia de mercado diferente do que era praticado. Com o advento da tecnologia, tornou-se essencial a utilização de um ambiente virtual capaz de unir o objetivo comercial de expansão de mercado, sem a necessidade de concentrar a instituição em espaços físicos, trazendo mais versatilidade, rapidez e diminuição dos custos. O mundo cada vez mais tecnológico oferece a oportunidade de integração a partir de meios que antes não eram tão acessíveis a população. O smartphone, por exemplo, é um mecanismo facilitador da globalização, e está cada vez mais presente no cotidiano, trazendo mais agilidade, facilidade e simplificando as atividades rotineiras. Devido as suas necessidades de mercado, a Rio Banking, que é uma empresa totalmente digital, viu-se em premência de um plano de negócios que a auxilia-se na expansão de mercado desejada. Em virtude disso, com o plano de negócios elaborado neste artigo, a Rio Banking tem a possibilidade de ampliar os seus caminhos para que possa atingir os seus objetivos financeiros e mercadológicos. A Rio Banking é, na verdade, uma empresa fictícia criada por um grupo de estudantes. E através dela tinham o desejo de realizar os trabalhos acadêmicos que tiveram ao longo de suas jornadas como estudantes da graduação de administração, e um desses trabalhos, por exemplo, foi o trabalho de conclusão de curso no qual obtiveram nota máxima, sendo esse adaptado neste presente artigo para expansão de conhecimentos a todos.

References

CAMARGO, PO. A evolução recente do setor bancário no Brasil. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 322 p. ISBN 978-85-7983-039-6.

Lam, C. (17 de junho de 2015). 5 principais características de um empreendedor de sucesso. Fonte: Exame: https://exame.abril.com.br/pme/5-principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso/

Reis, I. (09 de outubro de 2017). EMPREENDEDORISMO: A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS. Fonte: Implantando Marketing: http://www.implantandomarketing.com/empreendedorismo-a-importancia-do-plano-de-negocios/

Veyrat, P. (09 de outubro de 2017). 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora. Fonte: Agendor: http://www.agendor.com.br/blog/apresentacao-comercial/

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/video/como-elaborar-um-plano-de-negocios---parte-8----a-analise-estrategica

Bastos, M. (janeiro de 2014). Análise SWOT (Matriz): Conceito e aplicação. Fonte: Portal Administração: http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

Matriz BCG. (09 de junho de 2008). Fonte: Administração e Gestão: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modulo-ii-analise-da-situacao-atual/matriz-bcg/

Colletti, J. C. (04 de dezembro de 2006). Matriz BCG. Fonte: Administradores: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/matriz-bcg/13017/

Carneiro, J. M., Cavalcanti, M. A., & Silva, J. F. (setembro/dezembro de 1997). Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre. Fonte: Scielo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65551997000300002&script=sci_arttext&tlng=e

Gentil, E. (08 de março de 2007). Planejamento estratégico uma questão de sobrevivência e longevidade empresarial. Fonte: Administradores: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-estrategico-uma-questao-de-sobrevivencia-e-longevidade-empresarial/13432/

Dal`Bó, R. A. (23 de março de 2009). Missão, Visão e Valores. Fonte: Administradores: https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/missao-visao-e-valores/28883/

Garcia, R. d. (28 de julho de 2011). Formulação de objetivos e metas. Fonte: Administradores:http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/formulacao-de-objetivos-e-metas/57039/

Neto, F. (20 de janeiro de 2010). A importância da estratégia e do planejamento para as organizações em tempos de crise. Fonte: Administradores: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-estrategia-e-do-planejamento-para-as-organizacoes-em-tempos-de-crise/37849/

Como elaborar um plano de marketing. (17 de maio de 2017). Fonte: SEBRAE: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Santângelo, C. C. (29 de junho de 2009). A Importância da Pesquisa de Marketing. Fonte: Administradores: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-pesquisa-de-marketing/31419/

Garcia, R. d. (18 de abril de 2012). Composto de Marketing - Produto/Serviço. Fonte: Administradores: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/composto-de-marketing-produtoservico/62973/

ADIZES, Ichak. Os ciclos de vida das organizações: Como e Por que as Empresas Crescem e Morrem e o que Fazer a Respeito. São Paulo: Ed.Pioneira Thomson, 2002.

Tecnologia, S. (01 de agosto de 2017). O SETOR BANCÁRIO E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. Fonte: SimplyBlog: http://blog.simply.com.br/setor-bancario-transformacao-digital/

Mesquita, R. (11 de dezembro de 2015). O que é Marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto. Fonte: Marketingdeconteudo: https://marketingdeconteudo.com/o-que-e-marketing/

Content, R. R. (24 de fevereiro de 2016). 4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing. Fonte: Marketingdeconteudo: https://marketingdeconteudo.com/4-ps-do-marketing/

Nacional, S. (11 de novembro de 2016). Acerte na precificação de seu produto e serviço. Fonte: Sebrae: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/acerte-na-precificacao-de-seu-produto-e-servico,8038a9f08a446410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Estratégias de Precificação. (s.d.). Fonte: brandme: http://www.brandme.com.br/6-estrategias-precificacao/

Nacional, S. (04 de outubro de 2016). Como definir os canais de distribuição do seu produto. Fonte: Sebrae: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-definir-os-canais-de-distribuicao-do-seu-produto,bfbe7e0805b1a410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Published

2024-03-15

How to Cite

Santos Junior, J. L. G. dos. (2024). Plano de negócios: Rio Banking. Caderno Pedagógico, 21(3), e3170. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-079

Issue

Section

Articles