Estratégias educacionais na era da modernidade líquida e diversidade geracional

Authors

  • Ricardo Furtado de Oliveira
  • Adilson Lima Pereira
  • Ítalo Martins Lôbo
  • Priscila Souza Santos Rohr
  • Patrina de Souza Girelli
  • Pedro Paulo Valadão Coelho
  • Suely Santana

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-076

Keywords:

Modernidade Líquida, Estratégias Educacionais, Diversidade Geracional

Abstract

Este trabalho explora a necessidade de ajustar as abordagens de ensino às dinâmicas da Modernidade Líquida e às distintas características geracionais, desde os mais experientes até a emergente Geração Alpha, no contexto educacional. A finalidade principal é explorar formas pelas quais a educação pode responder eficazmente aos desafios de um mundo em rápida mutação, onde alunos de diferentes idades e experiências coexistem. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura focada nas consequências da Modernidade Líquida e nas singularidades de cada geração. Os achados sublinham a importância de abordagens pedagógicas versáteis, integrando métodos de aprendizagem ativa e o uso de tecnologias digitais, visando satisfazer as necessidades dos alunos mais jovens, sem desconsiderar as preferências das gerações mais velhas. A pesquisa ressalta o papel vital dos educadores e das escolas em criar um ambiente educativo que fomente habilidades como pensamento crítico, criatividade e capacidade de adaptação. A conclusão é que a educação atual deve ser um processo dinâmico e contínuo, equipando os estudantes para navegar com sucesso em um mundo que está sempre evoluindo.

References

Alonso, V. (2001). Pilares de uma estratégia de sucesso. HSM Management, São Paulo, 5(29).

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, 32(1), 25-40.

Bernardo-Rocha, E. E. R., & Arata, R. N. (2010). E-learning. O desenvolvimen-to do aprendizado eletrônico para treinamento interno: uma proposta para uma instituição de ensino profissionalizante. Recuperado de https://bit.ly/00vq17sd

Cardoso, C. (2011). Os desafios da diversidade e das novas tecnologias. Re-cuperado de https://bit.ly/amv81ss2

Elias, M. (2010). O que é o Mundo VUCA. Recuperado de https://bit.ly/amv8sa

Fava, R. (2018). Educação do século 21 requer menos ensino e mais aprendi-zagem. Recuperado de https://bit.ly/086zgs

Fonseca, J. et al. (2015). Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, 28(1), 171-199. Recuperado de https://bit.ly/j89dgt2

Gripp, A. (2015). PDCA. Saiba como melhorar produtos e processos. Recupe-rado de https://bit.ly/t1r0yv2

Levy, P. (2008). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Mello, C., Almeida Neto, J., & Petrillo, R. (2002). Educação 5.0 - Educação para o Futuro. Editora Proesso.

Published

2024-03-15

How to Cite

Oliveira, R. F. de, Pereira, A. L., Martins Lôbo, Ítalo, Rohr, P. S. S., Girelli , P. de S., Coelho, P. P. V., & Santana, S. (2024). Estratégias educacionais na era da modernidade líquida e diversidade geracional. Caderno Pedagógico, 21(3), e3167. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-076

Issue

Section

Articles