Mergulhando nos museus históricos: apontamentos sobre o potencial museal para o ensino de História na educação básica

Authors

  • Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes
  • Jivago Barbosa Correia
  • Anna Carla Silva de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-070

Keywords:

Ensino de História, Museus Históricos, Educação Museal, Educação Básica

Abstract

Este artigo explora o potencial pedagógico dos museus históricos no ensino de História na educação básica. A partir da análise de textos de referência, buscamos compreender como os museus (incluindo-se neste rol as instituições classificadas como “memoriais” ou “centros de documentação”, no sentido de equipamentos públicos ou privados que colecionam, preservam e expõem o patrimônio e que são abertos à visitação pública) se inserem na educação histórica, visando potencializar a aprendizagem neste campo do conhecimento. A interseção entre educação museal e ensino de História revela um vasto potencial educacional, exigindo uma abordagem interdisciplinar para sustentar estratégias diversificadas de ensino. Assim, a relação direta com objetos e exposições nos museus históricos proporciona uma aprendizagem sensorial e prática, fomentando a curiosidade e a reflexão crítica, além de estimular o desenvolvimento de cidadãos culturalmente conscientes. O enfoque integra educação escolar e não-escolar, valorizando diferentes narrativas e perspectivas na construção do conhecimento histórico, delineando um caminho para uma educação mais dinâmica e inclusiva. Como resultado da investigação, identificamos perspectivas promissoras de trabalhos acadêmicos nesse campo, que incluem pesquisas sobre metodologias inovadoras de ensino com base nos museus, nas análises da influência na formação cidadã dos estudantes e nos estudos comparativos entre diferentes abordagens educacionais em instituições museológicas, contribuindo para o aprimoramento contínuo do ensino de História na educação básica. Em relação a sua metodologia, este escrito se caracteriza, quanto ao seu objetivo, como uma “pesquisa exploratória”, visto que se trata de investigar um tema buscando compreendê-lo de forma aprofundada, identificando seu “estado da arte” e possíveis áreas de investigação. Quanto aos procedimentos, teve por base uma pesquisa bibliográfico-documental.

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Published

2024-03-15

How to Cite

Guedes, P. H. M. de Q., Correia, J. B., & Queiroz, A. C. S. de. (2024). Mergulhando nos museus históricos: apontamentos sobre o potencial museal para o ensino de História na educação básica. Caderno Pedagógico, 21(3), e3154. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-070

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Section

Articles