A plataforma BIM na compatibilização de projetos de arquitetura e estrutura: estudos de casos

Authors

  • Pedro Praia
  • João da Costa Pantoja
  • Marcio Augusto Roma Buzar
  • Lenildo Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-066

Keywords:

Compatibilização, BIM, Interoperabilidade

Abstract

Este estudo objetiva uma investigação comparativa do processo tradicional de compatibilização em um escritório de arquitetura em contraste com a metodologia automatizada implementada através da tecnologia Building Information Modeling (BIM), com ênfase em projetos estruturais. O propósito é avaliar as implicações da sistematização e automatização no processo de compatibilização e discernir sua relevância e impacto no contexto operacional de firmas especializadas em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) que empregam a plataforma BIM. A pesquisa envolve uma análise do procedimento corrente de compatibilização em uma firma de arquitetura, confrontando-o com um processo automatizado examinado por meio de dois estudos de caso concretos, executados pela referida firma. Tais estudos de caso foram empregados como instrumentos para evidenciar a superioridade, em termos de eficácia, do processo de compatibilização utilizando ferramentas de detecção automática em comparação com o método híbrido adotado atualmente pelo escritório. Os resultados obtidos indicam que a implementação exclusiva do BIM por um escritório de arquitetura não é suficiente para capitalizar plenamente as potencialidades oferecidas pelas funcionalidades avançadas de detecção de conflitos automáticos inerentes às ferramentas BIM. Este achado sublinha a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa no setor de AEC para maximizar os benefícios da compatibilização automatizada e promover uma maior eficiência e precisão nos projetos de construção.

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Published

2024-03-15

How to Cite

Praia, P., Pantoja, J. da C., Buzar, M. A. R., & Silva, L. S. da. (2024). A plataforma BIM na compatibilização de projetos de arquitetura e estrutura: estudos de casos. Caderno Pedagógico, 21(3), e3152. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-066

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