Políticas e práxis em educação profissional

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Fabio Junior da Silva
  • Irislene Rodrigues dos Santos
  • Juniel dos Santos de Carvalho
  • José Farias Bernardes
  • Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
  • Moises Barbosa da Silva
  • Thiago Souza de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-058

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas, Desafios, Perspectivas Futuras

Abstract

Este estudo abordou os desafios e perspectivas da educação profissional e tecnológica no Brasil, com foco na análise das políticas públicas e suas implementações desde a LDB/1996 até a CONAE 2014. O objetivo geral foi compreender como as políticas públicas influenciam as práticas educacionais na educação profissional e tecnológica, identificando os principais desafios enfrentados e as possíveis direções futuras. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, que permitiu a coleta e análise de dados a partir de fontes secundárias, incluindo artigos, documentos oficiais e trabalhos acadêmicos relevantes ao tema. Os resultados indicaram que, apesar dos avanços significativos na legislação e nas políticas públicas, existem desafios persistentes relacionados à atualização curricular, formação docente, integração com o setor produtivo e promoção da inclusão social. As considerações finais destacaram a importância de um alinhamento efetivo entre as demandas do mercado de trabalho, as necessidades sociais e os objetivos educacionais, sugerindo a necessidade de políticas e práticas educacionais mais flexíveis, inovadoras e inclusivas.

References

AFONSO, A. M. M.; GONZALEZ, W. R. C. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 92, jul.-set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PsKggmVFGVTcXZzV3r8TqBP/?lang=pt&format=html. Acesso em: 12 fev. 2024. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009

AZEVEDO, L. A.; SHIROMA, E. O.; COAN, M. As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem. Boletim Técnico do Senac, v. 38, n. 2, p. 27-40, 2012. Recuperado de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/164. Acesso em: 12 fev. 2024.

CARVALHO, O. F.; SOUZA, F. H. M. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 128, jul.-set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/jNK4nYMCCKvZQLRT3kW3Qfm/?la DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974

ng=pt. Acesso em: 12 fev. 2024. https://doi.org/10.1590/ES0101-733020

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/ghLJpSTXFjJW7nWBsnDKh DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023

Mb/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007

PACHECO, E. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/

/Fundamentos%20Poli%CC%81tico-Pedago%CC%81gicos%20dos%20In

stitutos%20Federais%20-%20Ebook.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

PACHECO, E. M. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1013/Os%20institutos%20federais%20-%20Ebook.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

Published

2024-03-14

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Silva, F. J. da, Santos, I. R. dos, Carvalho, J. dos S. de, Bernardes, J. F., Ferreira, L. D. D. P., Silva, M. B. da, & Oliveira, T. S. de. (2024). Políticas e práxis em educação profissional. Caderno Pedagógico, 21(3), e3133. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-058

Issue

Section

Articles