História, historiografia e memória da educação profissional

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Ana Carla Kruger Leite
  • Benedito Braz Sobrinho
  • Francisco Danes Soares
  • Graciela Brandão da Silva
  • Liliane Inácia da Silva
  • Maria da Fé Silva Moreira
  • Ricardo Gomes da Silva
  • Rodrigo Rodrigues Pedra
  • Thiago Souza de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-056

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Desenvolvimento Socioeconômico, Políticas Educacionais, Inovação Pedagógica, Brasil

Abstract

Este estudo analisou a evolução, os desafios e as perspectivas futuras da educação profissional e tecnológica no Brasil, focalizando na importância desta para o desenvolvimento socioeconômico do país. O objetivo geral foi compreender a trajetória histórica e as dinâmicas atuais que influenciam a educação profissional e tecnológica, além de identificar os principais desafios e oportunidades que se apresentam para o futuro. Adotou-se uma metodologia de revisão bibliográfica, examinando artigos, livros e documentos oficiais que discorrem sobre o tema. Os resultados indicaram que a educação profissional e tecnológica brasileira passou por significativas transformações ao longo do tempo, respondendo às mudanças nas demandas do mercado de trabalho e às políticas educacionais. Identificou-se que os principais desafios enfrentados são a necessidade de atualização curricular, a promoção da inclusão e do acesso, a qualificação dos professores, e a integração com o setor produtivo. As considerações finais destacaram a contínua necessidade de inovação pedagógica e de políticas públicas eficazes para assegurar a relevância e a qualidade da educação profissional e tecnológica no país.

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Published

2024-03-14

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Leite, A. C. K., Sobrinho , B. B., Soares, F. D., Silva, G. B. da, Silva, L. I. da, Moreira, M. da F. S., Silva , R. G. da, Pedra , R. R., & Oliveira, T. S. de. (2024). História, historiografia e memória da educação profissional. Caderno Pedagógico, 21(3), e3131. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-056

Issue

Section

Articles