Práticas educativas em educação profissional e tecnológica (EPT)

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Aline Braga Caetano
  • Benedito Braz Sobrinho
  • Danylo Soeiro da Rocha
  • Juliana Tavares Pereira Soeiro
  • Lorena Santana Furtado Jordão
  • Paulo Edson Cutrim Silva
  • Sandra Regina Moisés da Silva
  • Valéria Teixeira Modesto

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-053

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Ativas, Tecnologias Educacionais, Formação Docente, Inovação Pedagógica

Abstract

Este estudo abordou o problema da necessidade de inovação nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante das rápidas mudanças no mercado de trabalho. O objetivo geral foi avaliar como metodologias ativas, tecnologias educacionais e formação docente contribuem para a qualidade da EPT. A metodologia empregada foi a revisão de literatura, focando em trabalhos que discutem a aplicação de práticas educativas inovadoras na EPT. Os resultados apontaram para a eficácia das metodologias ativas em promover uma aprendizagem mais engajada e significativa, a importância das tecnologias educacionais em tornar o ensino mais acessível e interativo, e a necessidade de programas de desenvolvimento profissional contínuo para educadores. A análise comparativa destacou a complementaridade entre essas práticas na melhoria da qualidade educacional. As considerações finais enfatizaram a importância de adaptar e inovar continuamente o ensino na EPT, visando melhor preparação dos estudantes para o mercado de trabalho.

References

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Disponível em: https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/349. Acesso em: 12 fev. 2024. DOI: 10.26849/bts.v39i2.349. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349

CORADINI, N. H. K.; BORGES, A. F.; DUTRA, C. E. M. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 16, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1617. Acesso em: 12 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72020616216230

GARIGLIO, J. Â.; BURNIER, S. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educ. rev., v. 28, n. 1, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gfTrfDgf6yRSL9mtvk9t7GF/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024. DOI: 10.1590/S0102-46982012000100010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000100010

INOCENTE, L.; TOMMASINI, A.; CASTAMAN, A. S. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1082. Acesso em: 12 fev. 2024.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 12 fev. 2024. DOI: 10.15628/rbept.2008.2863. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863

SILVA, M. L.; LIMA, I. B.; PONTES, E. A. S. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la Economía Latino Americana, v. 21, n. 8, p. 9038–9050, 2023. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=559755485066. Acesso em: 12 fev. 2024. DOI: 10.55905/oelv21n8-066. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv21n8-066

Published

2024-03-14

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Caetano , A. B., Sobrinho , B. B., Rocha, D. S. da, Soeiro, J. T. P., Jordão, L. S. F., Silva, P. E. C., Silva, S. R. M. da, & Modesto, V. T. (2024). Práticas educativas em educação profissional e tecnológica (EPT). Caderno Pedagógico, 21(3), e3121. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-053

Issue

Section

Articles