Entendimento dos docentes sobre uso do ChatGPT na Educação

Authors

  • Renato Alexandre Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-027

Keywords:

educação, ChatGPT, docentes

Abstract

Esse estudo busca evidências do entendimento dos docentes sobre pontos positivos ou negativos na docência, mediante ao surgimento da Inteligência Artificial (I.A.), tratado nessa pesquisa como ChatGPT. Um grupo de estudo formado por seis doutorandos, construiu uma unidade hermenêutica no software Atlas. TI, para nortear as perguntas em torno das categorias (aprendizagem, ameaça, oportunidades e benefícios). Foram realizadas duas entrevistas por cada integrante, resultando um total de 12 entrevistas em profundidades, transcritas na íntegra. O referencial teórico foi construído com base nas categorias, para identificação das evidências durante análise. No transcorrer das análises foi identificado a categoria emergente relacionamento em pares destacada entre a maioria dos docentes. Foi utilizado o método de análise de conteúdo, nos trechos destacados dentro das quatro categorias. Concluiu-se que os docentes, unanimes com formação superior, desconhecem a autonomia de aprendizagem da tecnologia ChatGPT, apresentaram evidências em suas entrevistas de um conhecimento da tecnologia digital ser apenas uma plataforma com limitação de dados quando utilizado na versão gratuita. A tecnologia ChatGPT possui o poder autônomo de aprendizagem impulsionando o capital intelectual para dimensões ainda desconhecidas. Entre os entendimentos dos docentes entrevistados, a Educação a Distância (EAD) deve adotar o modelo de educação dialógica para a construção sólida da aprendizagem, durante as entrevistas foi enaltecido o poder da aprendizagem do docente com discente. Docentes que atuam seguindo o modelo de educação bancária já estão em extinção desde o período pandêmico, quando se tornou fundamental adesão de tecnologias digitais para lecionar. Essas evidências reiteram os entendimentos dos docentes identificados durante as entrevistas.

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Published

2024-03-06

How to Cite

Silva, R. A. R. da. (2024). Entendimento dos docentes sobre uso do ChatGPT na Educação. Caderno Pedagógico, 21(3), e3020. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-027

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