Educação em saúde no contexto do trabalhador rural: como se constitui essa realidade?

Authors

  • Morgana Pappen
  • Mariana Portela de Assis
  • Paula Lopes Gomide
  • Guilherme Mocelin
  • Ana Carolina Bienert
  • Luci Helen Alvez Freitas
  • Janaína Chiogna Padilha
  • Cássia Regina Alves
  • Emelin Pappen
  • Hildegard Hedwig Pohl
  • Suzane Beatriz Frantz Krug

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-020

Keywords:

saúde do trabalhador, educação em saúde, população rural

Abstract

A educação em saúde no contexto do trabalhador rural e/ou zona rural, constitui-se no ponto de partida desta investigação sobre o estado da arte dos estudos que versam sobre a temática, já que esse público se distingue dos demais por possuir diversas peculiaridades especificas do meio rural. Nesse estudo objetivou analisar a realidade da educação em saúde no contexto rural e suas implicações na saúde do trabalhador. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, utilizando-se como fonte de dados artigos publicados na base PubMed, entre 01 de abril de 2016 à 01 de abril de 2021, com os descritores registrados no site dos Descritores em Ciências da Saúde (DECs): saúde do trabalhador; educação em saúde e população rural. A primeira seleção resultou em 128 artigos, dos quais foram analisados pela segunda vez, os quais 114 foram excluídos devido a elegibilidade, duplicidade de artigos e aqueles que os resumos não responderam à questão norteadora, restando 14 artigos. Os artigos selecionados para essa revisão relatam as ações de educação em saúde envolvendo trabalhadores e comunidades rurais, eficiência da realização de treinamentos para profissionais da saúde que atuam na área rural, e resultados positivos que essas atividades proporcionam. Os programas de capacitações e atualizações possibilitam aos profissionais da saúde maior visibilidade e melhor entendimento da procura aos serviços de saúde pela população rural. Conclui-se que há poucas publicações científicas que versem sobre a triangulação proposta entre educação em saúde, população rural e saúde do trabalhador e que esse tipo de população ainda precisa mais programas e ações de promoção de saúde.

References

ADDO, J., et al. Association between socioeconomic position and the prevalence of type 2 diabetes in Ghanaians in different geographic locations: the RODAM study. Journal of Epidemiology and Community Health, v. 71, n. 7, p. 633-639, 2017. DOI: https://doi.org/10.1136/jech-2016-208322

ANWAR, W. A., et al. Health literacy strengths and limitations among rural fish-ing communities in Egypt using the Health Literacy Questionnaire (HLQ). PLoS One, v. 15, n. 7, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0235550

ARRUDA, N. M.; MAIA, A. G., ALVES, L. C. Desigualdade no acesso à saúde entre as áreas urbanas e rurais do Brasil: uma decomposição de fatores entre 1998 a 2008. Cadernos Saúde Pública, v. 34, n. 6, p. 1-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00213816

ASSIS, M. P., et al. Health problems in agricultural workers occupationally exposed to pesticides. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 18, n. 3, p. 352-363, 2020. DOI: https://doi.org/10.47626/1679-4435-2020-532

BRMBY, S. A., et al. Translating agricultural health and medicine education across the Pacific: a United States and Australian comparison study. Rural and remote health, v. 17, n. 3931, p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.22605/RRH3931

EHMANN A. T., et al. The Relationship between Health Literacy, Quality of Life, and Subjective Health: Results of a Cross-Sectional Study in a Rural Region in Germany. Journal of Environmental and Public Health, v. 17, n. 5, p. 1683-1695, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17051683

EL SEIFI, O. S., MORTADA, E.M., ABDO, N. M. Effect of community-based intervention on knowledge, attitude, and self-efficacy toward home injuries among Egyptian rural mothers having preschool children. PLoS One, v. 13, n. 6, p. 2018. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0198964

GARRIDO, M. A., et al. Courses on Basic Occupational Safety and Health: A Train-the-Trainer Educational Program for Rural Areas of Latin America. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 6, p. 1842-1862, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17061842

GIZAW, Z., ADDISU, A., DAGNE, H. Effects of water, sanitation and hygiene (WASH) education on childhood intestinal parasitic infections in rural Dembiya, northwest Ethiopia: an uncontrolled before-and-after intervention study. Environmental Health and Preventive Medicine, v. 24, n. 1, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12199-019-0774-z

HUANG, R., et al. "What do you know?"--knowledge among village doctors of lead poisoning in children in rural China. BMC Public Health, v. 17, n. 895, p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-017-4895-2

KRUG, S. B. F., et al. Participação social no planejamento e monitoramento de políticas de saúde em municípios do Rio Grande do Sul: Um estudo com lideranças comunitárias. Revista Saúde e Transformação Social, v. 11, n. 2, p. 87-97, 2020.

MOORE, P., et al. COPD and Rural Health: A Dialogue on the National Action Plan. The Journal of Rural Health, v. 35, n. 4, p. 424-428, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/jrh.12346

NIEMIEC, S. L., et al. Evaluation of ¡Vivir Mi Vida! to improve health and wellness of rural-dwelling, late middle-aged Latino adults: results of a feasibility and pilot study of a lifestyle intervention. Primary Health Care Research & Development, v. 19, n. 5, p. 448-463, 2018. DOI: https://doi.org/10.1017/S1463423617000901

OLIVEIRA, A. R., et al. O cotidiano de enfermeiros em áreas rurais na estratégia saúde da família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 4, p. 970-977, 2019.

ORTIZ, M. T., ANTEZANA, J. N. Reduced Lead Exposure Following a Sensitization Program in Rural Family Homes Producing Traditional Mexican Ceramics. Annals of Global Health, v. 84, n. 2, p. 285-291, 2018. DOI: https://doi.org/10.29024/aogh.916

PESSOA, V. M., ALMEIDA, M. M., Carneiro FF. Como garantir o direito à saúde para as populações do campo, da floresta e das águas no Brasil? Revista Saúde Debate. v. 42, n. 1, p. 302-314, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018s120

QUAKYI, I. A., et al. Targeted community based interventions improved malaria management competencies in rural Ghana. Global Health Research and Policy, v. 2, n. 29, p. 1-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1186/s41256-017-0048-5

SILVA, B. N., et al. Estado da arte da produção stricto sensu da enfermagem brasileira sobre saúde da população rural. Escola Anna Nery. v. 25, n.4, p.1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0487

SILVÉRIO, A. C. P., et al. Assessment of Primary Health Care for rural workers exposed to pesticides. Revista de Saúde Pública, v. 54, n. 9, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001455

SOARES, N. A., et al. Cuidado em saúde às populações rurais: perspectivas e práticas de agentes comunitários de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 3, p. 300-332, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300332

VANDERGEEST, K., et al. Private well stewardship within a rural, agricultural Latino community: a qualitative study. BMC Public Health, v. 20, n. 863, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-020-08963-4

Published

2024-03-04

How to Cite

Pappen, M., de Assis, M. P., Gomide, P. L., Mocelin, G., Bienert, A. C., Freitas, L. H. A., Padilha, J. C., Alves, C. R., Pappen, E., Pohl, H. H., & Krug, S. B. F. (2024). Educação em saúde no contexto do trabalhador rural: como se constitui essa realidade?. Caderno Pedagógico, 21(3), e2987. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-020

Issue

Section

Articles