Desafios e soluções tecnológicas para o ensino médio preparação para exames competitivos

Authors

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Acsom de Oliveira Castilholi
  • Carolina Dutra Marques
  • Eduardo Dell' Antonio Rocha
  • José Jairo Santos Lima
  • Lindoracy Almeida Santos Amorim
  • Monique Bolonha das Neves Meroto
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-007

Keywords:

metodologias ativas, tecnologias educacionais, preparação para exames

Abstract

Este estudo abordou os desafios e soluções tecnológicas para o ensino médio, focando na preparação para exames competitivos. O problema central identificado foi a necessidade de integrar efetivamente tecnologias educacionais e metodologias ativas para melhorar o desempenho dos alunos. O objetivo geral foi analisar a eficácia destas abordagens no contexto educacional, identificando desafios e estratégias para superá-los. Utilizou-se uma metodologia de revisão de literatura, abrangendo publicações sobre metodologias ativas, tecnologias educacionais e suas aplicações práticas. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios de implementação, tais abordagens mostram-se benéficas na motivação e preparação dos alunos. A análise ressaltou a importância de uma implementação cuidadosa, envolvendo apoio institucional e capacitação docente. Concluiu-se que a integração de soluções tecnológicas e metodologias ativas no ensino médio é essencial para uma educação mais relevante e eficaz, embora exija uma abordagem adaptativa das instituições educacionais.

References

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

BATES, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Tradução de J. Mattar. Disponível em: https://inovaeh.sead.ufscar.br/pt-br/material-de-apoio/biblioteca/livros/educar-na-era-digital-design-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 30 jan. 2024.

BENEVIDES, V. de L.; AMORIM NETO, A. de C. O uso da sala de aula invertida como metodologia no ensino de biologia para o 3º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Manaus/AM. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, 2023. https://doi.org/10.

/reamec.v11i1.13963. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.

php/7722229/mod_resource/con. Acesso em: 30 jan. 2024.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019. https://doi.org/10.

/1981-5271v46.2-20210018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/edu

cacaoemquestao/article/view/15762. Acesso em: 30 jan. 2024.

LIMA, C. G.; ALMEIDA, F. L.; PINTO, M, E. Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 10, 2023. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19678. Disponível em: https://periodicos.

ufs.br/revisea/article/view/19678/14747. Acesso em: 30 jan. 2024.

PACHECO, R. S.; ROCHA FILHO, J. B.; LAHM, R. A. Aprendizagem colaborativa desenvolvida em ambientes virtuais. Tear (Canoas), v. 8, n. 2, 2019. https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3544. Disponível em: https://periodicos.ifrs.

edu.br/index.php/tear/article/view/3544. Acesso em: 30 jan. 2024.

SILVA PONTES, P. R.; SENNA, M. L. G. S.; CAVALCANTE, R. P.; CASTILHO, W. S. PBL mais aprendizagem colaborativa: práticas metodológicas para o ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 22, 2022. https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11098. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hY5pBZkfjL9XvGfHn5PPyFz/. Acesso em: 30 jan. 2024.

VALENTE, J. A. Blended Learning e o Ensino por Investigação no Contexto das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, p. 79-97, 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/. Acesso em: 30 jan. 2024.

VASCONCELOS, J. S. Aprendizagem Baseada em Projetos: uma proposta interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação de Mestrado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.

br/jspui/bitstream/4321/488/1/Aprendizagem%20baseda%20em%20projetos_Vasconcelos-2020.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2024-03-01

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Castilholi, A. de O., Marques , C. D., Rocha, E. D. A., Lima, J. J. S., Amorim, L. A. S., Meroto, M. B. das N., & da Silva, T. P. A. (2024). Desafios e soluções tecnológicas para o ensino médio preparação para exames competitivos. Caderno Pedagógico, 21(3), e2937. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-007

Issue

Section

Articles