Transformando a educação: o impacto das novas tecnologias na pedagogia

Authors

  • Diego Antônio de Souza Pereira
  • Dayvid Carlos Piovezan Tozato
  • Fábio Feitosa Rodrigues
  • Hayra Conceição Gonçalves
  • Joyce Nascimento Felipe
  • Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
  • Raquel Farias Fuly de Souza
  • Vanessa Vasconcelos Lima

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-003

Keywords:

novas tecnologias, pedagogia, educação digital

Abstract

Esta revisão bibliográfica explora o impacto significativo das novas tecnologias na pedagogia, com um foco especial na transformação das práticas educacionais dentro de um cenário digital emergente. O cerne desta investigação é compreender como as tecnologias emergentes estão remodelando tanto a educação quanto a prática pedagógica. Este estudo tem como objetivo geral explorar as várias mudanças introduzidas pelas novas tecnologias no campo da pedagogia, prestando atenção especial às adaptações necessárias por parte dos educadores e às evoluções nos métodos de ensino. Através de uma metodologia de revisão bibliográfica, foram examinadas várias fontes para obter um entendimento das interações dinâmicas entre tecnologia e educação. Os resultados destacam benefícios notáveis, como o aumento do engajamento dos alunos e a personalização do aprendizado, ao lado de desafios significativos, incluindo barreiras técnicas e resistência por parte dos educadores. Apesar desses desafios, a análise indica que as novas tecnologias têm um impacto positivo na pedagogia, fomentando métodos de ensino inovadores e centrados no aluno. Em conclusão, o estudo enfatiza a necessidade de implementar essas tecnologias de maneira equitativa e acessível, garantindo assim oportunidades de aprendizado inclusivas para todos os alunos, independentemente de seu contexto socioeconômico ou localização geográfica.

References

ALBUQUERQUE, A. V. de; OLIVEIRA, E. da S. G. de. Metodologias ativas na educação: caminhos para aprendizagens significativas. Investigação Científica. 2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/

trabalhos/62452.pdf. Acesso em: 10 dez. 2024.

AUSUBEL, D. P. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BACICH, L. & MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: Creating excitement in the classroom (ASHE-ERIC Higher Education Reports). 1991. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED336049. Acesso em: 10 dez. 2024.

CHRISTENSEN, C.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido. Acesso em: 10 dez. 2024.

FADEL, C.; BIALIK, M.; TRILLING, B. Educação em quatro dimensões: as competências que os estudantes precisam para atingir o sucesso. Tradução: Instituto Península e Instituto Ayrton Senna, 2015.

FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas (SP): Papirus, 2012.

KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. 1984. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/

_Experiential_Learning_Experience_As_The_Source_Of_Learning_And_Development. Acesso em: 10 dez. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão das Escolas – Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 1998.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

NÓVOA, A. Educação 2021: Para uma História do Futuro. Revista Iberoamericana de Educación, v. 51, n. 1, p. 181-199, 2009.

PRETTO, N. D. L.; SILVEIRA, S. A. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2018.

VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014. Disponível em: http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17/0. Acesso em: 10 dez. 2024.

Published

2024-03-01

How to Cite

Pereira , D. A. de S., Tozato, D. C. P., Rodrigues, F. F., Gonçalves , H. C., Felipe, J. N., Ferreira, L. D. D. P., de Souza, R. F. F., & Lima, V. V. (2024). Transformando a educação: o impacto das novas tecnologias na pedagogia. Caderno Pedagógico, 21(3), e2932. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-003

Issue

Section

Articles