Política de educação inclusiva em uma escola pública de Teresina (PI): dificuldades e desafios

Authors

  • Claudete Vieira Dias
  • Elza Ribeiro dos Santos Neta
  • Rosana Sousa Pereira
  • Aline Priscila Maciel de Moraes
  • Ana Lourdes Sousa Pereira
  • Yara de Sousa Lima
  • Diego Armando da Silva e Silva
  • Maria Joelma Santos Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-128

Keywords:

alunos com deficiência, atendimento especializado, inclusão

Abstract

A educação é por lei uma garantia de direito fundamental a todos os indivíduos. O direito ao ensino especializado para alunos com deficiência é garantido no artigo 208 da Constituição Federal Brasileira, que estabelece como dever do Estado oferecer atendimento educacional especializado para todas as crianças e jovens com necessidades educativas especiais – NEE, de preferência, atendidos pela rede regular de ensino. Além da Constituição, o artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, também garante o direito à escola para crianças e jovens com NEE. A proposta metodológica desta pesquisa é de caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Afim de alcançar o objetivo geral foram delimitados os objetivos específicos que consistem em conhecer as políticas públicas de atendimento das crianças com deficiência na educação infantil; destacar a importância da estrutura física e o atendimento especializado no processo de ensino e aprendizagem inclusiva na educação infantil; apresentar como ocorre o atendimento de crianças com deficiência em uma escola pública municipal de educação infantil em Teresina – PI. A escola em estudo assiste alunos com deficiência, mas não possui uma estrutura adequada e não tem sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado. Destaca-se, que esta pesquisa não busca discutir a inclusão educacional de forma findável, mas sim, incitar novas discussões relacionadas a esta temática tão relevante na atualidade.

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Published

2024-02-29

How to Cite

Dias, C. V., dos Santos Neta, E. R., Pereira , R. S., de Moraes, A. P. M., Pereira , A. L. S., Lima, Y. de S., e Silva, D. A. da S., & Mesquita, M. J. S. (2024). Política de educação inclusiva em uma escola pública de Teresina (PI): dificuldades e desafios. Caderno Pedagógico, 21(2), e2921. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-128

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