Aplicação da ferramenta Project Based Learning (PBL) no ensino de patologia e reabilitação de estruturas de concreto armado para o curso de engenharia civil

Authors

  • Marcelo Henrique Farias de Medeiros
  • Eloise Aparecida Langaro
  • Marcella Amaral Rodrigues Pinto
  • Analiet Calvo Valdés
  • Mauro Vitor Greco Tavora
  • Isaac Aguiar Oliveira
  • Dominique Elena Giordano Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-120

Keywords:

aprendizagem, projetos, patologia, construções

Abstract

Atualmente, o fácil e rápido acesso à informação vem alterando as formas de se obter conhecimento, principalmente por parte dos estudantes, e tornando mais relevante as habilidades de seleccionar informações úteis e confiáveis, conectá-las e utilizá-las criticamente. Neste cenário de transformações constantes, manter a mesma lógica de ensino antiquada, na qual os alunos são, na maior parte do tempo, ouvintes com pouca interação com os professores, pode constituir um erro, gerando desisteresse e abandono nas salas de aula. Metodologias ativas de ensino, como a técnica de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning – PBL), que procuram dar ao aluno um papel de maior protagonismo no processo de aprendizagem, apresentam-se como uma alternativa consistente. Essas metodologías estimulam os estudantes a respeitar opiniões diversas e a construir consensos trabalhando em equipe, contribuindo para uma melhoria da qualidade do ensino da engenharia e tecnología. Apessar disso, a inserção do PBL, bem como de outras metodologías ativas, ainda necessita de uma maior divulgação sobre o tema e maiores impulsos para se difundir nas universidades do Brasil. Neste contexto, o presente trabalho avalia a utilização da técnica de aprendizagem baseada em projetos, Project Based Learning (PBL), na disciplina TC 083 – Patologia e reabilitação de estruturas do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tal, 5 situações problemas foram idealizadas a partir da experiência profissional do professor Dr. Marcelo Medeiros, o qual supervisionou o trabalho junto a alunos de pós-graduação. Com a aplicação da técnica PBL, verificou-se que os alunos apresentaram maior grau de participação e satisfação, visto que se sentem como se já estivessem no seu exercício profissional como engenheiros. Além disso, os alunos constataram a importancia da base teórica adquirida ao longo da graduação, imprescindível para solucionar situações da prática do Engenheiro Civil, motivando, também, maior interesse pela área de patologia e reabilitação de estruturas.

References

ABNT – Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 6118: Projeto e estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT. 2014.

ABNT – Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

ESCRIVÃO FILHO, E.; RIBEIRO, L. R. de C. Aprendendo com PBL (aprendizagem baseada em problemas): relato de uma experiência em cursos de engenharia da EESC-USP. Revista Minerva, v. 6, n. 1, p. 23-30. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512008000500004

FERNANDES, F.A.S.; SANTOS, E.G.; MORAIS, L.B. Utilização da PBL como metodologias ativas na graduação: área de exata na cidade de Palmas/TO. Revista Educ., v. 40, n. 154, p. 192-206. 2017. DOI: https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.42

FRANÇA, A. A. V.; MARCONDES, C. G. N.; ROCHA, F. C.; MEDEIROS, M. H. F.; HELENE, P. Patologia das construções: uma especialidade na engenharia civil. Revista Téchne, v. 19, n. 174, p. 72-77. 2011.

FURTADO, A. E.; NASCIMENTO, D. F. L.; JESUS SILVA, J. W. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) aplicada simultaneamente para estudantes de engenharia de 3º e 7º períodos como ferramenta motivacional. Revista Práxis, v. 10, n. 19, p. 33-43. 2018. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.788

GEREZ, J. C.; RODRIGUES, G. A. C.; FAGUNDES, K. P.; FREITAS, L. G.; OZÓRIO, B. P. M. Análise da aplicação da metodologia PBL (Problem Based Learning) em uma disciplina inicial dos cursos de engenharia civil. In: XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Fortaleza, 2019. Anais do XLVII COBENGE. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2019. DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-86127-04-1.CAP.06

LIMA, R. M.; ANDERSSON, P. H.; SAALMAN, E. Active learning in engineering education: a (re) introduction. European Journal of Engineering Education, v. 42, p. 1-4. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/03043797.2016.1254161

LOPES, A. P.; MARTINS, D. B. PBL como estratégia de ensino-aprendizagem em uma disciplina de integração e gerenciamento de projetos multidisciplinares de edificações na engenharia civil. Gestão & Tecnologia de Projetos, v.12, n.1, p 53-67. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.98255

MEDEIROS, M. H. F.; BALBINOT, G. B.; HELENE, P. Inspeção em prédios no Rio de Janeiro: corrosão em pilares. Concreto & Contrução, v. 38, p. 58-66. 2010.

MEDEIROS, M. H. F.; GIORDANO, D. E. ; PEREIRA, E. ; VIGNOLIO, A.; GALEANO, R.; HELENE, P. Inspeção no palacio de la luz – Montevideo: uma visão de durabilidade. Revista ALCONPAT, v. 2, p. 93-103. 2012. DOI: https://doi.org/10.21041/ra.v2i2.30

MEDEIROS, M. H. F.; GOBBI, A.; RÉUS, G. C.; HELENE, P. Reinforced concrete in marine environment: Effect of wetting and drying cycles, height and positioning in relation to the sea shore. Construction & Building Materials, v. 44, p. 452-457. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2013.02.078

MEDEIROS, M. H. F.; KNUUTILA, M.; PEREIRA, E.; HELENE, P. Inspection of Buildings in Rio de Janeiro-Brazil: Proving the greater tendency of corrosion at the base of reinforced concrete columns using potential corrosion technique. American Journal of Engineering Research (AJER), v. 2, p. 102-112. 2013.

MEDEIROS JUNIOR, R. A.; LIMA, M. G.; YAZIGI, R.; MEDEIROS, M. H. F. Carbonation depth in 57 years old concrete structures. Steel and Composite Structures, v. 19, p. 953-966. 2015. DOI: https://doi.org/10.12989/scs.2015.19.4.953

MEDEIROS JUNIOR, R. A.; LIMA, M. G.; BRITO, P. C.; MEDEIROS, M. H. F. Chloride penetration into concrete in an offshore platform-analysis of exposure conditions. Ocean Engineering, v. 103, p. 78-87. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.oceaneng.2015.04.079

PEREIRA, D. T; BESCHIZZA, R. M F. Aprendizagem baseada em Projetos: Planejamento e Aplicação. Rio de Janeiro, RJ: Freitas Bastos, 2022. ISBN: 978-65-5675-185-6.

RIBEIRO, L. R. DE C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

RIBEIRO, B. C. D. O método de ensino Project Based Learning e suas aplicações no curso de engenharia bioquímica da Escola de Engenharia de Lorena. Trabalho de conclusão de curso – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo. 53 p. Lorena, 2016.

SUGUINOSHITA, M. C.; COSTA, R. A.; BONATTO, I.; ZAU, S. K. S.; MIRANDA, D. C.; CASTELANI, L. V. C.; ZORZAN, L. G.; HORTEGA, M. D.; BUENO, W. M.; PINTO, M. S. N.; SONEGO, M. F.; WOGEL, O. M.; MEDEIROS, M. H. F. Aplicação de PBL (Project Based Learning) em Disciplinas do Curso de Engenharia Civil da UFPR. In: III Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil, 2016, Curitiba. Anais do III Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016. DOI: https://doi.org/10.12702/III.CONPET-CIVIL.2016-a08

Published

2024-02-28

How to Cite

de Medeiros, M. H. F., Langaro, E. A., Pinto, M. A. R., Valdés, A. C., Tavora, M. V. G., Oliveira, I. A., & Gonzalez, D. E. G. (2024). Aplicação da ferramenta Project Based Learning (PBL) no ensino de patologia e reabilitação de estruturas de concreto armado para o curso de engenharia civil. Caderno Pedagógico, 21(2), e2901. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-120

Issue

Section

Articles