Da implantação à implementação: (re)visitando a educação do campo no Tocantins

Authors

  • Thiago Ferreira dos Santos
  • Idemar Vizolli
  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-118

Keywords:

licenciatura em educação do campo, Tocantins, projetos pedagógicos dos cursos, produções acadêmicas

Abstract

O presente estudo tem como objetivo identificar os limites e possibilidades para contribuições dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A pesquisa foi desenvolvida a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e de produções acadêmicas presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com os termos de busca “Educação do Campo” AND “Tocantins”, identificou-se 07 Teses e 21 Dissertações que se enquadram no escopo do estudo. Os resultados obtidos apontam que há necessidade de aprofundar estudos a fim de se conhecer as contribuições destes cursos para a população tocantinense; estabelecer políticas para que os licenciados possam realizar concursos públicos em suas áreas de formação; e ainda, rever os PPC’s na perspectiva de ofertar uma formação que, efetivamente, contemple os anseios dos trabalhadores rurais tocantinenses.

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Published

2024-02-27

How to Cite

dos Santos, T. F., Vizolli, I., & de Almeida, R. C. M. (2024). Da implantação à implementação: (re)visitando a educação do campo no Tocantins. Caderno Pedagógico, 21(2), e2892. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-118

Issue

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Articles