Desafios e perspectivas dos institutos federais: educação omnilateral na formação do trabalhador e novo ensino médio

Authors

  • Antonio Anderson Teixeira Cotrim
  • Bruno Rodrigo Tavares Araujo
  • Elione Maria Nogueira Diógenes
  • Fernanda Mendes Furlan
  • Geisa Ferreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-092

Keywords:

educação, emancipação, trabalhador, ensino médio, ensino médio integrado

Abstract

A proposta deste artigo é analisar a importância da educação omnilateral na formação do trabalhador, justificando a escolha da temática pela proposta de uma educação emancipatória no que tange aos desafios e perspectivas, perante o sistema neoliberal e a proposta do novo ensino médio. Para o desenvolvimento teórico da pesquisa, pautou-se em bibliografia conceitual da temática acima descrita, tendo como base conceitual a questão emancipatória, uma educação libertária visando a uma transformação significativa do trabalhador, discutindo assim possíveis alternativas no que se refere a uma reflexão dinâmica; visando, desta forma, abrir um canal de diálogo interdisciplinar e currículo integrado, através da problemática do novo ensino médio em discussão nos tempos atuais. Nesse contexto observamos que o novo ensino médio traz desafios para a EPT, enfatizando mudanças significativas nas instituições e, principalmente, para os IFs, como abandonar a imagem assistencialista da rede federal, a qual foi consagrada neste aspecto ao longo de sua existência; harmonizar a relação existente do ensino médio com o trabalho e a formação profissional e dar-se-á em relação mais restrita/estreita, quanto ao setor produtivo e as instituições de ensino. Nesse sentido, fazemos uma reflexão acerca da educação omnilateral na formação do trabalhador e novo ensino médio. O referido artigo pauta-se, em uma discussão descritiva, baseadas em estudos documentais, em leituras bibliográficas e é de natureza qualitativo, acrescentando-se as e de natureza bibliográfica, baseada nas pesquisas e leituras dos conteúdos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no banco de Dissertações e Teses da CAPES, da biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scielo e do Google Acadêmico.

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ministério da Educação. Brasília, 1996.

CARNOY, M. Estado e teoria política. São Paulo: Papirus, 1994.

DELORS, J. et al. L´Education: un trésor est caché dedans. Rapport de la Comission Internationale pour l’Éducation au 21èmeSiècle. Paris: UNESCO, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo, Cortez,1996.

LINHARES, C. F. S. A. Escola e seus Profissionais. Rio de Janeiro: Agir, 1986.

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a organização da cultura. 8. ed.: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A, 1991.

MARTINS, Angela M. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Avaliação de Documento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, n. 109, p. 67-87, mar. 2000.

OLIVEIRA, J. F., LIBÂNEO, J. C. A Educação Escolar: sociedade contemporânea. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, IFITEG, v. 8, n.3, p. 597-612, 1998.

KUENZER, Acácia. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1988.

RAMOS, Marise N. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (Orgs.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília, DF: MEC; SEMTEC, 2004.

RAMOS, Marise. N. A Educação dos Trabalhadores e a Utopia da Plena Formação Humana. Mimeo. 2001.

RUMMERT, Sonia M. Educação e Identidade dos Trabalhadores: As concepções do capital e do trabalho. São Paulo, Xamã; Niterói, Intertexto. 2000.

SAVIANI, Dermeval. Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE. José Luís (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: HISTEDBR, 2005.

Published

2024-02-22

How to Cite

Cotrim, A. A. T., Araujo, B. R. T., Diógenes, E. M. N., Furlan, F. M., & dos Santos, G. F. (2024). Desafios e perspectivas dos institutos federais: educação omnilateral na formação do trabalhador e novo ensino médio. Caderno Pedagógico, 21(2), e2825. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-092

Issue

Section

Articles