Design instrucional: importância, fases e vantagens no âmbito educacional

Authors

  • Andreia Silva Rodrigues
  • Antonio Epitácio Soares de Macêdo
  • Denise Lopes Costa
  • Geisiélli Aparecida Carvalho Marin de Medeiros
  • Liriane dos Santos Pontini
  • Luiz Carlos Melo Gomes
  • Rodi Narciso
  • Sebastião Lopes da Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-072

Keywords:

design instrucional, educação, ADDIE

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo elencar a importância do design instrucional no âmbito educacional, visando a melhoria do ensino e a resolução de problemas que surgem durante as aplicações da aprendizagem, sejam estas de forma presencial ou online. O embasamento desta abordagem foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, com uso das palavras chave como descritores da busca de referências na plataforma CAPES, além da utilização dos módulos da disciplina deste mestrado. Após a pesquisa foi notado e pôde ser concluído que os profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar do design instrucional são essenciais para a educação, pois com o uso de estratégias e metodologias de estudos, estes podem planejar, desenvolver e aplicar melhores soluções e métodos de ensino. Além disso é notável que a eficácia do processo de aprendizagem torna-se mais relevante e coerente para os estudos, pois estes profissionais preocupam-se com os feedbacks dos estudantes para elencar melhorias do ensino.

References

BARREIRO, R. M. C. Um breve panorama sobre o design instrucional. EaD em foco, v. 6, n. 2, 2016.

FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. Pearson Prentice Hall, 2020.

FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. Pearson Universidades, 2008

FILATRO, A.; PICONEZ, S. C. B. Contribuições do learning design para o design instrucional. In: Congresso ABED, 2008. Disponível em https://www.abed.org.

br/congresso2008/tc/511200841151PM.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.

GUIMARÃES, U. A.; ROQUE, S. M.; SANTOS, C. T.; SANTIAGO, E. C. B. (). Contribuições do design instrucional para a aprendizagem autogerida em cursos de educação a distância. RECIMA 21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, p. e443038-e443038, 2023. ISSN 2675-6218

SAVIOLI, C.; TOREZANI, G. Design Instrucional e Negócio Digital: Como planejar, produzir e publicar um negócio virtual educacional. Brasília: Clube de Autores, 2020.

Published

2024-02-20

How to Cite

Rodrigues, A. S., de Macêdo, A. E. S., Costa, D. L., de Medeiros, G. A. C. M., Pontini , L. dos S., Gomes, L. C. M., Narciso, R., & da Silva Júnior, S. L. (2024). Design instrucional: importância, fases e vantagens no âmbito educacional. Caderno Pedagógico, 21(2), e2787. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-072

Issue

Section

Articles