EquaTeen: um aplicativo para apoio ao ensino de sistemas de equações do primeiro grau

Authors

  • Joseneto Aguiar de Amorim
  • Maria Guadelupe Dourado Rabello
  • Francisco Madeiro Bernardino Junior

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n1-178

Keywords:

aplicativo, gamificação, ensino fundamental, ensino da matemática

Abstract

Na educação, a matemática destaca-se por ser uma disciplina essencial e bastante utilizada no cotidiano. Diante disso, a criação de aplicativos como ferramentas de apoio ao ensino da matemática tem despertado o interesse de pesquisadores. Neste trabalho é apresentado um aplicativo cujo objeto em matemática foi escolhido com base na análise dos dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) de 2022, revelando que o Descritor H34, relacionado à habilidade de "Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema", apresenta baixo percentual de rendimento. O aplicativo ora introduzido, denominado EquaTeen, foi desenvolvido na plataforma Unity, usando C# e conceitos de usabilidade, para auxiliar no ensino dos sistemas de equações do 1º grau.

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Published

2024-01-31

How to Cite

de Amorim, J. A., Rabello, M. G. D., & Bernardino Junior , F. M. (2024). EquaTeen: um aplicativo para apoio ao ensino de sistemas de equações do primeiro grau. Caderno Pedagógico, 21(1), 3338–3358. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n1-178

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Articles