Linguagem, surdez: reflexões sobre o sujeito surdo como sujeito de linguagem

Authors

  • Simone Aparecida dos Santos Silva
  • Viviane Neves Legnani
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza
  • Margaret da Conceição Silva

DOI:

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n1-170

Keywords:

sujeito surdo, linguagem, psicanálise, voz, lalíngua

Abstract

Este artigo busca oportunizar através do estabelecimento de uma articulação entre surdez, psicanálise e linguagem, novas possibilidades de novos conhecimentos quanto ao sujeito surdo. Far-se-á uma análise sob a perspectiva da abordagem psicanalítica sobre os significantes, a desconstituição do fonocentrismo para que aconteça o processo de alfabetização. Passeia-se pelo forjamento da voz na instância da linguagem como diferentes contextos de sentidos. Buscam-se possibilidades para o sujeito de linguagem na abordagem lacaniana da lalíngua, reconhecendo e desmitificando os sujeitos surdos e compreendendo-os, também, como sujeitos de linguagem. Utiliza-se uma abordagem da metodologia qualitativa e descritiva com autoras e autores que vem corroborando nos estudos que envolvem a psicanálise, surdez e linguagem. A relevância da Psicanálise se dá em compreender o ser sujeito surdo, sujeito social, respeitando o seu protagonismo nas suas falas sobre si mesmo, garantindo possibilidades de serem sujeitos de direitos com dignidade nos diversos contextos em que estão inseridos.

References

ARAÚJO, Luzia Cristina Nogueira de e FLORES, Vera Maria Pollo. Surdez, Linguagem e Psicanálise: contribuições à construção do sujeito socioeducacional. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 4-17, maio/ago. 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/

/32448. Acesso em: 26 jun. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo, Hucitec, 1979.

BOCK, Ana M. Bahia, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias – Uma introdução ao estudo da Psicologia. 13. Ed. Reform. E ampl. São Paulo: Saraiva, 2002.

BORGES, Sonia. Psicanálise, Linguística e Linguesteria. São Paulo, Escuta, 2010. 292 p.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.

DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito e CAPORALI, Sueli Aparecida. A Língua de Sinais constituindo o surdo como sujeito. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 583-597, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LScdWL DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200014

Vmp8xsdkJ9rNyNk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2023.

ELIA, Luciano. O conceito do sujeito. Rio de Janeiro, Zahar, 2004. (Coleção Passo-a-Passo). 80 p.

FARIAS, Rosângela Maria da Silva e FARIAS FILHO, Everaldo Nunes de. Pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Educação de Surdos na escola: uma revisão de literatura. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 899-914, set./dez. 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/68548/44079. Acesso em: 26 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68548

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996. 146 p. (Coleção Leitura).

FREUD, Sigmund. El yo y el ello. In: Obras completas: volume 19. Tradução: José L. Etcheverry. 2. ed. Buenos Aires, Amorrortu, 1992. p. 1-66.

FREUD, Sigmund. Pulsiones y destinos de pulsión (1915). In: Obras completas: volume 14: La contribución a la historia del movimiento psicoanalítico: Trabajos sobre Metapsicología y otras obras (1914-1916). Buenos Aires, Amorrortu, 1996. p. 105-134.

GADELHA, Fabiana de Oliveira, PEREIRA, Sarmánia Zarles Santos e MARTINS, Viviane Lima. Aspectos linguísticos da LIBRAS e desafios dos surdos na aquisição da língua escrita. Revista Educação Pública, v. 22, n. 44, 29 nov. 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/44/

aspectos-linguisticos-da-libras-e-desafios-dos-surdos-na-aquisicao-da-lingua-escrita. Acesso em: 26 jun. 2023.

HONORA, Márcia. Inclusão educacional de alunos com surdez: concepção e alfabetização. São Paulo, Cortez, 2017. 200 p.

JAMINE, Augusto, AMISSE, Daúda e TAI, Jaime. Configuração das mãos como parâmetro da Língua de Sinais: um estudo comparativo das Línguas de Sinais moçambicana e brasileira. REVISE – Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, [s. l.], v. 6, n. fluxo continuo, p. 232-245, 2021. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/revise/article/

view/1908/1505. Acesso em: 26 jun. 2023.

LABORIT, Emmanuelle. O voo da gaivota. Rio de Janeiro, Record, 1995. 208 p.

LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. p. 500-509.

LACAN, Jacques. O seminário: Livro 5: As formações do inconsciente (1957-1958). Tradução: Vera Ribeiro. Revisão: Marcus André Vieira. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1999.

LACAN, Jacques. O seminário: Livro 10: A angústia (1962-1963). Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.

LACAN, Jacques. O seminário: Livro XX: Encore. Traduzido por Analucia Teixeira Ribeiro. Rio de Janeiro, Escola da Letra Freudiana, 2010.

MAIOR, Izabel Maria Madeira de Loureiro. A política de inclusão da pessoa com deficiência como questão de direitos humanos. Revista Científica de Direitos Humanos, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 105-131, nov. 2018. Disponível em: https://revistadh.mdh.gov.br/index.php/RCDH/article/view/21/6. Acesso em: 26 jun. 2023.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 657 p.

QUADROS, Ronice Müller de e KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre, Artmed, 2004. 222 p. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i16.560

QUADROS, Ronice Müller de, PIZZIO, Aline Lemos e REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Língua Brasileira de Sinais I. Florianópolis, UFSC, CCE, 2009.

QUADROS, Ronice Müller de, RATHMANN, Christian, MESCH, Johanna e SILVA, Jair Barbosa da. Documentação de Línguas de Sinais. Forum Linguistic, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 5444-5456, out./dez. 2020. Disponível em: https://pe DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77336

riodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/77336. Acesso em 23 de jun. 2023.

QUADROS, Ronice Müller de, SILVA, Jair Barbosa da e ROYER, Miriam. Gramática de LIBRAS: questões metodológicas. Forum Linguistic, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 5526-5542, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77418

ufsc.br/index.php/forum/article/view/77418. Acesso em: 24 de jun. 2023.SACKS, O. Vendo Vozes. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SANTOS, Viviane Espírito Santo dos e CALDAS, Heloisa. A voz na surdez. Psicanálise & Barroco em Revista, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 25-42, dez. 2018. Disponível em: http://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/9013/7766. Acesso em: 26 jun. 2023.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. O estatuto linguístico da Língua Brasileira de Sinais e a superação do estigma na Educação de Surdos. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 25, n. 3, p. 487-500, jul./set. 2019. Disponível em: https://www.scielo. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000300009

br/j/rbee/a/JX4fq7FNrrp86PRwNd8RmbM/. Acesso em: 26 jun. 2023.

SILVA, Anderson Almeida da e SOUSA, Roger Silva. Avaliação da capacidade expressiva e de compreensão da LIBRAS: um estudo comparativo entre a aquisição de linguagem em comunidades surdas e desligadas. In: STUMPF, Marianne Rossi e QUADROS, Ronice Müller de (Orgs.). Estudos da Língua Brasileira de Sinais. Florianópolis, Insular, UFSC, PGL, 2018. v. IV. p. 37-60.

SILVA, Carine Mendes da, SILVA, Danielle Sousa da, MONTEIRO, Rosa e SILVA, Daniele Nunes Henrique Silva. Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 465–479, jul. 2018. https://doi.org/10.1590/1982-37030002652017. Acesso em: 26 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-37030002652017

SKLIAR, Carlos. Os estudos surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 7. ed. Porto Alegre, Mediação, 2015. p. 7-31. 192 p.

SOFIATO, Cássia Geciauskas, REILY, Lucia, ALBRES, Neiva de Aquino e SANTIAGO, Vânia de Aquino Albres. Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS: aspectos linguísticos e históricos. São Carlos, UFSCar, SEaD, 2012. Disponível em: http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2740/1/EM_libras.pdf. Acesso em: 22 de jun. de 2023.

SOLÉ, Maria Cristina Petrucci. O sujeito surdo e a Psicanálise: uma outra via de escuta. Prefácio: Silvia Eugenia Molina. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2005.

STOKOE, William C. (Ed.). Sign and culture: a reader for students of American Sign Language. [S. l], Linstok Press, 1980. 378 p.

STROBEL, K. L. e FERNANDES, S. (Eds.). Aspectos linguísticos da LIBRAS. Curitiba, SEED, SUED, DEE, 1998.

VIVÈS, Jean-Michel. A pulsão invocante e os destinos da voz. Psicanálise & Barroco em Revista, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 186-202, jul. 2009. Disponível em: http://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8812/7507. Acesso em: 26 jun. 2023.

VIVÈS, Jean-Michel. A voz na clínica psicanalítica. 2. ed. rev. Tradução: Vera Avellar Ribeiro. Contra Capa, 2018. 96 p.

ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto Alegre, Artmed, 1999.

Published

2024-01-31

How to Cite

Silva, S. A. dos S., Legnani, V. N., Pedroza, R. L. S., & Silva, M. da C. (2024). Linguagem, surdez: reflexões sobre o sujeito surdo como sujeito de linguagem. Caderno Pedagógico, 21(1), 3188–3208. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n1-170

Issue

Section

Articles