TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO

Authors

  • Franciele Zanella Onzi
  • Roberta de Figueiredo Gomes PUCRS

Keywords:

Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Diagnóstico, Reabilitação

Abstract

Transtorno do Espectro Autista (TEA) define-se por prejuízos persistentes na comunicação e interação social, bem como nos comportamentos que podem incluir os interesses e os padrões de atividades, sintomas estes presentes desde a infância que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do indivíduo. Este estudo visa a destacar a importância do diagnóstico e do processo de reabilitação no TEA com base nos avanços científicos na área. A pesquisa caracteriza-se como revisão da literatura, por meio das bases de dados eletrônicas Medline e Scielo, utilizando-se os descritores: Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Reabilitação no autismo e diagnóstico de autismo. Foram acessados aproximadamente 30 artigos em um período de dois meses, sendo utilizados 11. Observou-se que a família, ao se deparar com o diagnóstico de TEA, tende a buscar e coletar mais informações sobre o diagnóstico estabelecido. A escolha do tratamento adequado é de extrema importância. É relevante que a família participe do tratamento, aumentando o estímulo ao desenvolvimento da criança, além de proporcionar a desconstrução de rótulos e inverdades sobre o transtorno.

Author Biography

Roberta de Figueiredo Gomes, PUCRS

Neurociências

Published

2015-12-24

How to Cite

Onzi, F. Z., & Gomes, R. de F. (2015). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO. Caderno Pedagógico, 12(3). Retrieved from https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1293